Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

A A A Tamanho do texto

Farmácia

Assistência Farmacêutica no IPGG visa promover o uso racional de medicamentos por meio das atividades de padronização de medicamentos, aquisição, armazenamento, dispensação, farmacovigilância, e principalmente pelo serviço de Atenção Farmacêutica que atua na prevenção, identificação e resolução dos Problemas Relacionados a Medicamentos em idosos. O Núcleo de Dispensação de Medicamentos do IPGG atende aproximadamente 2.200 usuários por mês. Dispõe de mais de 100 itens padronizados para dispensação, conta também com o programa de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Secretaria de Estado da Saúde).

 

LOCALIZAÇÃO

Praça Aleixo Monteiro Mafra nº 34– São Miguel Paulista (Em frente à Praça do Forró), São Paulo – São Paulo - Térreo

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO IPGG: De segunda-feira a sexta-feira das 7:00 às 19:00 horas

 

HORÁRIO DE FARMACIA: De segunda-feira a sexta-feira das 7:30 às 18:30 horas

 

ATENDIMENTO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA: todas as vagas para a especialidade são disponibilizadas e reguladas exclusivamente por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), utilizando o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).

 

Convidamos a comunidade a conhecer nossas instalações e programas educacionais. Para mais informações, entre em contato conosco

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA RETIRADA DO MEDICAMENTO

1. Receita médica válida emitida por médicos do IPGG
2. Número de Admissão para retirada de medicamento (Retirado todos os meses no balcão de recepção do IPGG).
3. Documento de identificação original com foto (Medicamentos controlados)

 

VALIDADE DAS RECEITAS

< >Notificação de receita Azul (Psicotrópicos) e Amarela (Entorpecentes): 30 dias a partir da data de emissão.Receita de antibiótico: 10 dias a partir da data de emissão.Receitas de medicamentos não sujeitos a controle especial (uso contínuo): Até 6 meses a partir da data de emissão, ou quando renovada pelo médico.Não descarte no lixo comum ou no esgoto: Evite jogar medicamentos no lixo doméstico, pia ou vaso sanitário, pois isso pode contaminar o solo e a água, afetando a fauna, a flora e a saúde humana.Utilize pontos de coleta apropriados: Leve os medicamentos vencidos ou em desuso a pontos de coleta específicos, que geralmente estão disponíveis em farmácias, drogarias e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Esses locais fazem parte do sistema de logística reversa implementado pelo governo.Descarte adequado de embalagens:Embalagens primárias (como blisters, frascos e tubos): Devem ser descartadas junto com os medicamentos nos pontos de coleta, pois podem estar contaminadas. 

 

< >Embalagens secundárias (como caixas de papelão e bulas): Podem ser descartadas no lixo reciclável, desde que não tenham tido contato direto com o medicamento.Decreto nº 10.388/2020: Regulamenta o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares de uso humano e suas embalagens. Estabelece que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são responsáveis por disponibilizar pontos de coleta e garantir a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos.  

 

< >Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010): Estabelece diretrizes para o gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

 

 

 

 

 

 

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES

- Além do site, existe outro meio para consultar a disponibilidade de medicamentos?
A consulta está disponível no site e no telefone da farmácia 2030-4018.

- Em todas as retiradas de medicamentos eu preciso de um novo número de admissão?
Sim, todos os meses que o medicamento for retirado deve ser feito um novo número para admissão.

- Somente o paciente pode retirar os medicamentos?
Não. Qualquer pessoa maior de 18 anos com receita e os documentos do paciente (veja a lista de documentos obrigatórios).

- Posso retirar medicamentos controlados apresentando a foto dos documentos pessoais do paciente?
Não. É obrigatório a apresentação de documento de identificação com foto de quem vai retirar o medicamento.

- Tenho uma receita do posto de saúde, consigo retirar meus medicamentos na farmácia do IPGG?
Não é possível. Na Farmácia são atendidas apenas receitas do próprio Instituto.

 

- É cobrado algum valor por este serviço?

Não, este serviço é totalmente gratuito, sem custo algum para o usuário.

 

-Posso retirar mais de uma vez o medicamento dentro do mesmo mês?

Não. A dispensação de medicamento é realizada apenas uma única vez no mês vigente, sendo disponibilizada a quantidade exata para o tratamento no período de 30 dias.

 

Informações:

E-mail: ipgg-gat@saude.sp.gov.br

Telefone: (11) 2030-4034

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado