Evento marca formatura da 5ª turma do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde
09 de dezembro de 2024
Na última sexta-feira, 6 de dezembro, o Instituto de Saúde (IS) celebrou a formatura da 5ª turma do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (MPSC-IS). Realizado no Auditório Walter Leser, em São Paulo, o evento reuniu especialistas, professores, alunos e convidados em uma cerimônia que destacou a importância do programa na formação de profissionais qualificados para o SUS.
A abertura contou com a presença de Carolina Miranda Ribeiro, que representou a pró-reitora do programa e a Coordenadoria de Saúde; da Diretora do Instituto de Saúde, Dra. Silvia Helena Bastos de Paula; e da Dra. Claudia Malinverni, Coordenadora do Programa MPSC-IS. As três destacaram a importância do mestrado na formação de profissionais qualificados para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
A Pesquisadora Científica do IS, Dra. Mariana Tarricone Garcia, que atuou como coordenadora da 5ª turma do mestrado, também participou da cerimônia, e sua presença destacou o papel fundamental dos docentes e pesquisadores na formação dos novos mestres. A oradora da turma, Me. Fernanda Batista Pereira, relembrou os desafios e aprendizados vivenciados ao longo do curso, ressaltando o compromisso dos formandos com o futuro da saúde pública.
O evento incluiu palestras de destaque. O Prof. Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior, atual chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, apresentou a aula "Contextualização Bioética e a Saúde Pública". Já a Prof.ª Dr.ª Mary Jane Spink, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, discutiu o tema "O outro lado das fake news: em quem acreditar?", abordando os desafios contemporâneos da comunicação em saúde.
A cerimônia reafirmou o compromisso do Instituto de Saúde com a formação de profissionais altamente capacitados, aptos a enfrentar os desafios do sistema de saúde pública e a promover o bem-estar da população por meio de práticas baseadas em evidências científicas.
Os formandos, agora mestres em Saúde Coletiva, são peças-chave no fortalecimento do SUS e na construção de políticas públicas voltadas à equidade e justiça social.
Veja a foto em Instagram
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica