Coordenação de Saúde Bucal qualifica profissionais sobre avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos
11 de dezembro de 2024
A Secretaria de Saúde do município de Piracicaba, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, promoveu a capacitação e qualificação de 150 profissionais para a avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos e lactentes com definição de condutas no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) para casos de anquilolglossia, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. O encontro foi realizado em 29 de novembro, no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp), reunindo profissionais da rede de Atenção Básica e Secundária, como cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e enfermeiros, além de representantes das maternidades do município.
As atividades foram conduzidas por especialistas na área, incluindo Maria Teresa Cera Sanches, pesquisadora do IS, fonoaudióloga com prática clínica e hospitalar em neonatologia, mestre e doutora pela FSP/USP. Ela possui pesquisas na área de aleitamento materno e presta assessoria especializada ao Ministério da Saúde, em parceria com o IS, para a implementação da "Avaliação do Frênulo Lingual em Recém-Nascidos" nas maternidades públicas.
A formação também contou com a participação de Adriana Cátia Mazzoni, odontopediatra, mestre e doutoranda em Biofotônica, membro do grupo de saúde oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e multiplicadora de cursos do Ministério da Saúde sobre esse tema.
O evento destacou a importância de um diálogo integrado entre os profissionais da rede pública, refletindo sobre o diagnóstico desde o período de permanência na maternidade, bem como aspectos de diferentes abordagens para o tratamento, considerando tanto os impactos na amamentação quanto as melhores práticas para indicação e manejo do tratamento.
Além disso, o encontro reforçou o papel essencial do acompanhamento multidisciplinar da dupla mãe-bebê, no cuidado pós cirúrgico e também em casos com dificuldades na amamentação, contribuindo para a qualificação da atenção à saúde no SUS e o pleno desenvolvimento infantil.
Veja as fotos em Instagram
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica