Governo de SP inaugura Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da FMUSP

Nova unidade hospitalar conta com centro de tratamento para dependentes químicos e área de assistência de retaguarda para pacientes do complexo HCFMUSP

O governador Rodrigo Garcia inaugurou nesta terça-feira (8), na capital, o novo Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). A unidade agora conta com 200 leitos, sendo 80 para pacientes em tratamento contra álcool e drogas e 120 para retaguarda do complexo HCFMUSP. O novo hospital vai colaborar no combate à Cracolândia com a ampliação do atendimento de saúde às pessoas com dependência química no município de São Paulo.

“Hoje nós estamos celebrando a entrega do Instituto Perdizes, o novo Hospital Cotoxó, que faz parte do complexo do Hospital das Clínicas de São Paulo. Será destinado a pacientes em tratamento de álcool e drogas e pacientes em conclusão de tratamento. Esses novos 200 leitos vão ajudar a desafogar o HC, que é um hospital de retaguarda. Portanto, estamos melhorando ainda mais o atendimento do nosso HC”, disse Rodrigo Garcia.

Foram investidos pelo Estado R$ 79,3 milhões nas obras do novo hospital e outros R$ 12 milhões revertidos para a aquisição de equipamentos e mobiliários. O Instituto Perdizes entra em funcionamento de modo gradual e, em plena capacidade, irá realizar anualmente mais de 2,2 mil internações anuais, mais de 5 mil atendimentos em regime de hospital-dia, mais de 16 mil consultas médicas ambulatoriais, além dos demais atendimentos multiprofissionais, como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social, entre outros.

O edifício tem uma área de 23 mil m² e abriga um centro de tratamento de doenças relacionadas ao uso de álcool e drogas, unidade de hospital-dia, 80 leitos de internação, ambulatórios médicos e multiprofissionais, ginásio de fisioterapia e atividades físicas e espaços de convivência e reuniões terapêuticas, com total estrutura para que o paciente referenciado tenha assistência integral no tratamento à dependência química, com base nos protocolos adotados pelo Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, que é referência na especialidade.

O local contempla ainda uma unidade de internação de transição de cuidados de pacientes em diversas especialidades, com 120 leitos para a assistência integral a casos agudos não-críticos, possibilitando melhor rotatividade dos leitos de internação dos demais institutos do complexo HCFMUSP. Esse bloco será equipado com tomógrafo computadorizado, raio-x digital e ultrassonógrafo, além de posto de coleta para exames de análises clínicas que atenderá todo o complexo.