Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

O IS e ESIB disponibilizam por meio do CurSUS cursos online e gratuitos

 

11 de abril de 2025

 

 

Módulo 1: De 22/04 a 23/05, voltado para Servidores de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde.

 

Módulo 2: De 19/05 a 27/06, indicado para profissionais da área da saúde, Médicos, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

 

O IS e a Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) disponibilizam por meio do Programa CurSUS um novo curso online gratuito, sobre "Aranha-marrom: conheça mais sobre o gênero Loxosceles", voltado aos Servidores de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde. Acidentes causados por aranhas são a segunda maior causa de envenenamento no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, sendo mais comuns os casos envolvendo a aranha-marrom.

 

O curso "Aranha-marrom: conheça mais sobre o gênero Loxosceles", é voltado para os Agentes Comunitários de Saúde e interessados no assunto e aborda a biologia das aranhas-marrons. O objetivo desse curso é fornecer informações sobre a biologia desse aracnídeo, orientações sobre como identificá-lo, medidas para evitar acidentes e o que fazer ou evitar em caso de picada", explica Paulo Goldoni, ministrante do curso e tecnologista no Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan. 

 

O conteúdo pode ser acessado pela plataforma Moodle ESIB, por meio do cadastro disponível neste link e também com o login de uma conta Google ou LinkedIn.  Com 4 horas de conteúdo, o curso reúne textos, imagens e videoaulas, além de materiais complementares para leitura, download e impressão. Os participantes que alcançarem mais de 75% de aproveitamento nas avaliações vão receber uma certificação diretamente pela plataforma.

 

O loxoscelismo é um desafio real na saúde pública brasileira, exigindo diagnóstico preciso e tratamento adequado. No Brasil, já foram registradas pelo menos 19 espécies de aranhas do gênero Loxosceles. Elas não são consideradas agressivas e picam quando são pressionadas contra o corpo. Medindo cerca de três centímetros, costumam se esconder entre as roupas, dentro de sapatos ou atrás dos móveis.

 

A picada da aranha-marrom pode provocar dor leve a moderada e uma lesão arroxeada, que pode evoluir para necrose em alguns pacientes. Quadros mais graves podem causar hemólise (quebra de hemácias do sangue) e insuficiência renal. O tratamento é feito com o soro antiaracnídico, produzido pelo Instituto Butantan e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O conteúdo do curso foi desenvolvido a partir de 8 videoaulas com a Dra. Ceila Maria Sant'Ana Málaque, médica do Hospital Vital Brazil, referência em acidentes por animais peçonhentos - além de materiais complementares no Ambiente Virtual de Aprendizagem, possui uma carga horária total de 30h. O participante poderá conhecer o contexto do loxoscelismo no Brasil, aspectos históricos, dados epidemiológicos, diagnóstico, quadro clínico, exames, veneno e tratamento.

 

Esse curso foi especialmente desenvolvido para profissionais da saúde - médicos e profissionais da enfermagem que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre acidentes causados por aranhas-marrom - as aranhas Loxosceles. Após o período de inscrição, os interessados receberão um e-mail com as informações de acesso à Plataforma ESIB a distância, da Escola Superior do Instituto Butantan. 

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado