06/07/2025 - Incontinência urinária acomete mais as mulheres; veja exercícios para prevenção
A incontinência urinária tem impacto muito ruim na qualidade de vida, no bem-estar físico, emocional e social do indivíduo.
| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
Para as pessoas que já apresentam a incontinência urinária, a dica é evitar exercícios de alta intensidade e sem a devida orientação, como levantamentos em musculação
Foto: Divulgação/Governo de SP
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) define incontinência urinária como a perda involuntária de urina pela uretra. É um problema bastante comum, que pode afetar tanto os homens como as mulheres de diferentes idades. Mas a maior incidência é em mulheres, após a menopausa, durante a gestação e em idosos. José Carlos Farah, professor de Educação Física com especialização em Fisiologia do Exercício na USP, faz indicações de atividades físicas para prevenir casos.
A incontinência urinária tem impacto muito ruim na qualidade de vida, no bem-estar físico, emocional e social do indivíduo e pode causar constrangimento, isolamento social e afetar a autoestima. Os tipos mais comuns de incontinência urinária são a Incontinência Urinária de Esforço, que ocorre devido a um aumento da pressão abdominal, que acontece quando tossimos, espirramos, rimos e em alguns exercícios físicos, e a Incontinência Urinária de Urgência, que ocorre quando sentimos uma forte vontade de urinar e não conseguimos segurar. Também pode acontecer os dois sintomas em conjunto, que é a mista.
Saiba mais