Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

02/01/2025 - Em dois anos, São Paulo alcança marca de 6,2 mil leitos abertos e reativados

 

| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

 

Com a reabertura e ampliação de leitos, o Estado amplia assistência regional e fortalece o atendimento no SUS

 

Download

Leitos abertos são equivalentes a 30 novos hospitais. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
 

  • Agência SP
     

Em quase dois anos, o Governo de São Paulo chegou à marca de 6,2 mil leitos hospitalares, entre novos ou reativados, em hospitais próprios e filantrópicos em todas as regiões do estado. Esse avanço equivale à construção de 30 hospitais de médio porte, e representa uma resposta direta às demandas regionais identificadas no processo de regionalização da saúde, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

LEIA MAIS EM: Interior de SP vai receber mais de 500 leitos hospitalares com leilão das Loterias

 

O aumento do número de leitos faz parte da estratégia para fortalecer a assistência aos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir as filas de espera por procedimentos e auxiliar a desafogar outros hospitais gerais da pasta que enfrentam picos de atendimento, principalmente em época de doenças sazonais.

 

“Durante os encontros com as redes regionais de saúde, analisamos de perto toda a demanda do Estado. Sempre soubemos que, em muitos casos, não é necessário apenas construir novos hospitais, mas priorizar a ampliação de leitos em unidades existentes para atender às necessidades das regiões”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

 

A Tabela SUS Paulista, um dos programas financiados pelo Governo de São Paulo, tem sido essencial para transformar o cenário da saúde no estado. O programa remunera até cinco vezes mais valores complementares por procedimentos realizados em hospitais e entidades filantrópicas, incentivando a ampliação dos serviços.

 

Por meio dessa iniciativa, o Estado registrou a expansão das internações nas instituições filantrópicas, o que equivale à disponibilidade de outros 3.207 leitos SUS, garantindo atendimento nas comunidades atendidas.

 

“Estamos reforçando o compromisso da atual gestão em ampliar a assistência aos usuários da rede pública, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos para tratamentos médicos. Nosso foco é oferecer mais qualidade de vida aos paulistas”, reforçou o secretário.

 

Entre os novos leitos abertos em 2024, está a maternidade estadual de Franco da Rocha “Leonor Bueno de Moraes”, com 60 leitos, inaugurada em julho deste ano. Além disso, está em fase final de instalação o novo Hospital Regional de Barueri, que será referência para mais de 1,8 milhão de habitantes da região da Rota dos Bandeirantes, na Grande São Paulo, com 356 leitos de alta e média complexidade.

 

Ouça o secretário da Saúde, Eleuses Paiva:

 

Governo do Estado de São Paulo · ELEUSES PAIVA – SECRETARIO DA SAUDE – CIRURGIAS

 

 

São Paulo São Todos na Direção Certa

 

Em 2024, a administração estadual trabalhou para trilhar um caminho que garante mais investimentos para gerar oportunidades, fomentar a prosperidade e garantir mais dignidade para as pessoas. O Governo de SP vem se tornando mais eficiente ao seguir as diretrizes do plano SP na Direção Certa, focado em medidas de equilíbrio fiscal e modernização do estado.

 

São Paulo atingiu maior marca dos últimos 25 anos em leilões, com recorde de R$ 340 bilhões em investimentos para escola, estradas, trilhos e saneamento desde o início da gestão. Destaque para a histórica desestatização da Sabesp, que antecipa em 4 anos a universalização de água e esgoto em benefício de milhões de paulista e para o TIC Campinas, que após 20 anos de espera está se tornando realidade. Na saúde, foram em média 3,2 mil cirurgias diárias, com redução na espera em até 82,6% para especialidades como reparadora de mamas e do aparelho circulatório. A educação facilitou a entrada dos estudantes no ensino superior com 30 mil vagas no Provão Paulista. 

 

Na segurança, o efetivo foi reforçado com 7,8 mil novos policiais em 2024, maior crescimento dos últimos 14 anos. O movimento SP Por Todas integrou políticas públicas para saúde, segurança e independência da mulher pela 1ª vez. O Casa Paulista, maior programa habitacional de SP, entregou mais de 50 mil casas. Com o apoio do Governo de São Paulo, o agro paulista se consolidou como o maior exportador do Brasil e liberou cerca de meio bilhão em crédito.

 

O Metrô da capital atingiu o maior investimento em 50 anos com quatro obras de construção e expansão simultâneas. No Desenvolvimento Social, o Bom Prato serviu 3,2 milhões de refeições por mês, com abertura de 20 novas unidades. O turismo recebeu o maior aporte em créditos do país: R$ 2 bilhões. E na Cultura, destaque para o CULTSP PRO, maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural do Brasil, o maior programa de formação e qualificação do setor cultural e criativo do país.

 

Veja mais dados do balanço em https://www.spsaotodosnadirecaocerta.sp.gov.br/

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado