Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Ribeirão Preto conta com assistência ao parto humanizado pelo SUS

Gestantes da região têm acesso à assistência multidisciplinar, acolhimento e aconselhamento pré-natal na rede estadual


O Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – MATER (CRSMRP-MATER), sob gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-SP) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP), oferece, há 14 anos, acesso ao tratamento pré-natal pelo Projeto Nascer, com atendimento a gestantes após a 36ª semana de gravidez, para garantir o acesso ao parto humanizado. O programa permite às futuras mães consultas multidisciplinares com atendimento obstétrico, psicológico, fisioterápico, de assistência social, exames laboratoriais, ultrassonografia e cardiotocografia anteparto através do SUS.

 

Segundo a doutora Ana Carolina Tagliatti Zani Mantovi, diretora de Atenção à Saúde do CRSMPR-MATER, “a paciente, é primeiramente atendida pela equipe de obstetras, que revisa o pré-natal da paciente, checa se ela tem doenças, se usa medicações, e se tem algum risco gestacional. Quando é uma paciente que se encaixa no protocolo de risco habitual da MATER, o obstetra agenda o retorno da paciente e os atendimentos de equipe multiprofissional. Além disso, todas elas são convidadas a participar do grupo de gestantes, com orientações diversas sobre alívio de dor no parto, cuidados com o bebê e visita guiada”.

 

A proposta do hospital é permitir, também, que a gestante conheça a maternidade (inclusive salas de parto) e os profissionais que eventualmente podem estar no atendimento no dia do nascimento do seu bebê. No ambulatório de assistência pré-natal de risco habitual, as pacientes têm assistência integrada entre as diversas áreas da saúde envolvidas conforme necessidade individual de cada uma e com capacidade de realização de consultas semanais até o nascimento.

 

Para ser incluída no Projeto Nascer, a gestante precisa ser referenciada por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e passar por avaliação, tanto para garantir que a gravidez é de baixo risco quanto para conhecer quais dos serviços multidisciplinares são indicados para o seu caso, especialmente porque o hospital recebe pacientes de diversas cidades da região.

 

Este conjunto de iniciativas busca estimular que gestantes e seus familiares tenham acesso a informações para tirar dúvidas e construir seu plano de parto em conjunto com a equipe da instituição. Com isso, elas têm a oportunidade de chegar para o momento do nascimento mais tranquilas e seguras da assistência prestada. Para isso, o CRSMRP-MATER mantém um serviço de acolhimento e aconselhamento às gestantes, que pode ajudar na decisão, inclusive, sobre a opção por parto com cesariana ou uso de anestesia no caso de parto vaginal.

 

No estado de São Paulo, o número de partos realizados na rede pública tem caído desde 2018, apresentando uma queda de cerca de 15% até 2022. Os partos com cesárea, em comparação, caíram 8% e os partos normais, 20%.

 

O CRSMRP-MATER atende 26 municípios da região de Ribeirão Preto, cobrindo uma população estimada de aproximadamente 1.440.000 habitantes e é considerado uma referência de atendimento para os casos ginecológicos e obstétricos de baixa e média complexidade. O hospital possui dois consultórios ginecológicos e quatro leitos para pronto atendimento, três quartos e seis leitos pré-parto, cinco salas cirúrgicas e 49 leitos de enfermaria. O índice de satisfação dos usuários em relação ao serviço prestado é de mais de 96%.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado