Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Desfile de pacientes do Pérola Byington é inspirado em vida e obra Frida Kahlo

Em comemoração ao Outubro Rosa, hospital promove diversas atividades culturais, lúdicas e de orientação; mulheres em tratamento oncológico entram na passarela no Campus Morumbi da Anhembi Morumbi


 

O Hospital Pérola Byington,  unidade da Secretaria de Estado de Saúde e centro de referência estadual em saúde da mulher realiza, em todo o mês de outubro, atividades e workshops para promover a conscientização sobre o câncer de mama (confira a programação abaixo). Neste ano, as pacientes irão desfilar com peças inspiradas nas obras de Frida Kahlo.
 

No dia 21, o desfile de primavera, tradicionalmente realizado em celebração ao Outubro Rosa, terá como tema a vida e a obra da pintora mexicana. As pacientes serão produzidas e maquiadas pelos alunos da Universidade Anhembi Morumbi, que também serão responsáveis pela música e organização do ambiente. O desfile ocorre no Campus Morumbi, localizado Av. Roque Petroni Junior, 630, zona Oeste da capital.
 

Ao longo do mês, as mulheres em tratamento na unidade serão homenageadas com entrega de lenços e doação de cabelo, além de participarem de diversas atividades de dança, música e teatro.
 

Na próxima quinta-feira (6/10), por exemplo, alunos do último ano do ensino médio da Escola João XXIII farão doações de madeixas de cabelo que foram arrecadados especialmente para o Pérola. Cerca de 250 pessoas participarão da doação e a entrega acontecerá no saguão do hospital, a partir das 10h.
 

Além das atividades culturais e lúdicas, como uma apresentação de dança do ventre, no dia 27/10, serão realizadas palestras e workshops de beleza, com o intuito de acolher e fortalecer as mulheres que passam por tratamento de quimioterapia.
 

Ainda neste mês, haverá a revitalização da praça Dra. Nadir, localizada no interior da unidade, onde será inaugurado o "Espaço Zen", que será uma alternativa para as pacientes que desejarem permanecer menos tempo em seus quartos.
 

Desde o dia 1º de outubro, o hospital está iluminado com a cor rosa e tem distribuído laços cor de rosa personalizados com uma pérola a todos os seus pacientes e acompanhantes.
 

"O mês de outubro é muito importante, pois, em primeiro lugar, informa a população sobre formas de prevenção ao câncer de mama. Além disso, os eventos que promovemos tornam o tratamento das nossas pacientes mais leve e acolhedor",  declara André Malavasi, diretor clínico da unidade.
 

A programação conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, da Universidade Anhembi Morumbi e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


 

Carretas de mamografia

 

Dentro da programação do Outubro Rosa, quatro carretas do programa Mulheres de Peito oferecerão exames de mamografia gratuitos para mulheres entre 50 e 69 anos de idade sem necessidade de apresentar pedido médico. Pacientes fora dessa faixa etária também podem receber atendimento, desde que tenham em mãos um pedido médico emitido tanto pela rede pública quanto particular.
 

Dois veículos estarão estacionados na capital: um no Shopping Aricanduva, na zona Leste da capital, até o dia 8 de outubro e outro no Santana Parque Shopping, na zona Norte da Capital, até o dia 29 de outubro.
 

O Shopping Aricanduva fica na avenida Aricanduva, 5.555 e o Santana Parque Shopping fica localizado na rua Conselheiro Moreira de Barros, 2.780.
 

No interior, uma unidade estará em Limeira, até o dia 22 e outra em Itapevi até o dia 26.
 

O serviço está disponível das 9h às 18h de segunda a sexta-feira
 

 

Programação:
 

  • 01/10: iluminação do hospital e início de entrega dos laços rosa personalizados
  • 06/10, 10h: doação de madeixas dos alunos da Escola João XXIII
  • 14/10, das 8h às 12h: primavera invade o Outubro Rosa - atividades lúdicas e culturais
  • 16/10, a partir das 11h, nas enfermarias: apresentação musical na capelania e distribuição de lenços e brindes às internadas
  • 17/10 (manhã) e 19/10 (tarde): Fundação Getúlio Vargas promove música, bingo e amarração de lenços com pacientes da quimioterapia  
  • 20/10, das 10h às 12h: Palestra motivacional no auditório da unidade ¿ projeto do corpo com Cátia Reis, modelo e paciente do Pérola Byington
  • 21/10, a partir das 15h: Desfile com o tema Frida Kahlo em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, no campus Morumbi
  • 24/10: Entrega de lenços pelo projeto Criança Solidária
  • 25/10, a partir das 8h: distribuição de  lenços e apresentação  musical nas enfermarias e no setor de quimioterapia pelo projeto Ellen
  • 25/10: data prevista para entrega do ¿Espaço Zen¿
  • 26/10, a partir das 10h: Entrega de almofadas decorativas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
  • 27/10 (horário em definição): Pacientes apresentam de dança do ventre no auditório da unidade
  • 04/11, das 10h às 12h: Desfile na Secretaria de Estado da Saúde em comemoração à semana do funcionário público
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado