Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde realiza ação de prevenção do câncer de próstata na estação Brás do Metrô

Público masculino poderá fazer avaliações de saúde, esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre a doença nesta quarta; atendimento será feito por profissionais do 'Hospital do Homem'


 

O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), promove nesta quarta-feira, 23 de novembro, ação de conscientização sobre o câncer de próstata, na estação Brás do Metrô.
 

A iniciativa, que integra as atividades programadas pela pasta para o Novembro Azul, será desenvolvida entre as 9h e 15h, com o objetivo de estimular a prevenção entre a população masculina. Serão ofertados 500 kits para testes de glicemia capilar, medição da pressão arterial, além da distribuição de 1.500 panfletos com dicas de combate à doença (confira os tópicos abaixo).
 

Também será realizada uma dinâmica com bexigas e vendas nos olhos, por meio da qual o participante poderá compreender, sensorialmente, a diferença entre uma próstata doente e uma saudável.
 

O atendimento é feito por cinco profissionais de Enfermagem do hospital, num balcão instalado no lado externo da catraca e ao lado da SSO (Sala de Supervisão Operacional).
 

Na última quarta-feira (16/11), cerca de 500 homens foram atendidos em ação similar.
 

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, 60% dos pacientes oncológicos atendidos pela unidade chegam em estado avançado. Por isso a importância do diagnóstico precoce.
 

"A prevenção é a maneira mais eficaz para evitar esse tipo de câncer que afeta a população masculina. Por meio de ações como essa, queremos ajudar os homens a vencerem o preconceito e se prevenirem. Oferecemos serviços pontuais e permanentes com a finalidade de agilizar uma eventual detecção da doença e, consequentemente, o tratamento especializado", afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.


 

Seis passos para a prevenção do câncer de próstata:
 

1.     Cuide de seu peso com uma alimentação rica em frutas e fibras;

2.     Pratique 30 minutos de atividade física diariamente;

3.     Não fume;

4.     Não abuse de bebidas alcoólicas;

5.     Faça um check-up anual com urologista;

6.     Diminua o consumo de carne vermelha.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado