Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde oferece 250 mil testes rápidos para detectar HIV e sífilis

Campanha 'Fique Sabendo' será realizada entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro em quase 590 municípios do Estado de São Paulo


 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo da início, nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, a campanha estadual "Fique Sabendo", que oferece à população testes rápidos para a detecção de HIV e sífilis.
 

A estimativa é de que sejam realizados cerca de 250 mil testes em quase 590 municípios paulistas até 1º de dezembro, dia Mundial de Luta Contra a Aids.
 

Ao todo, 3.917 unidades de saúde distribuídas em todo o Estado de São Paulo, participarão da campanha. Além disso, serão realizados testes rápidos para HIV e sífilis para a população privada de liberdade em 83 penitenciárias do Estado. Durante o período da campanha, serão mobilizados aproximadamente 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratórios, entre outros.
 

Criada em 2008, a campanha "Fique Sabendo" tem como objetivo estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste de HIV e chamar a atenção, principalmente dos grupos mais atingidos pela Aids como, por exemplo, usuários de drogas, profissionais do sexo e de homens que fazem sexo com outros homens. Este ano, a campanha também vai contar com ações especialmente voltadas aos jovens gays, elaboradas pelo CRT DST/Aids-SP, em parceria com a Universidade Metodista.
 

A adesão ao teste rápido deve ser voluntária e pode ser realizada por meio de procedimentos simples como a retirada de uma gota de sangue com a picada no dedo ou pela coleta de fluido oral. As amostras do material são analisadas no local e o resultado sai em poucos minutos.
 

"É importante ressaltar que ainda hoje, o diagnóstico tardio contribui para a morte de oito pessoas por Aids, em média, todos os dias no Estado de São Paulo. A realização de testes rápidos de HIV por fluido oral atrai quem teme a picadinha no dedo para retirada de uma gota de sangue", diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.
 

Para obter mais informações sobre a campanha ou consultar os locais onde é possível fazer o teste rápido, os interessados podem ligar no Disque DST/Aids 0800-16 25 50 ou acessar o site: www.crt.saude.sp.gov.br.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado