Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Programa de check-up gratuito para homens já atendeu 56 mil em SP

Mais de 133 mil consultas já foram realizadas em 25 AMEs do interior, litoral e capital


 

O programa "Filho que AMA leva o pai ao AME", da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que oferece check-up gratuito para homens a partir dos 50 anos de idade sem necessidade de encaminhamento médico, já atendeu 56 mil pessoas em todo o Estado. No total já foram realizadas mais de 133 mil consultas.
 

Exames preventivos são ofertados nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia, e realizados aos sábados em 25 AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) da capital, região metropolitana, interior e litoral do Estado (veja lista abaixo).
 

Somente em 2016, de janeiro a setembro, o programa atendeu 18,4 mil pacientes, com 44,8 mil consultas realizadas. O balanço indica aumento de aproximadamente 30% na média mensal de atendimentos e de consultas realizadas em 2014, quando o programa começou. Naquele ano, 15,8 mil pacientes foram atendidos e 38,1 mil consultas.
 

O crescimento é verificado anualmente. Em 2015, foram 21,6 mil atendimentos e 50,1 mil consultas.
 

A campanha de prevenção e promoção de saúde incentiva os filhos dos pacientes a levarem seus pais no médico e/ou estimularem sua ida, ao menos.
 

Para fazer o check-up, basta ligar para o telefone 0800-779-0000 e fornecer os dados pessoais. O agendamento deve ser feito pelo próprio paciente, por telefone, no mês de seu aniversário.
 

O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem que envolve avaliação do peso, altura e risco cardíaco, uma bateria de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.
 

No sábado seguinte é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista com a avaliação dos resultados dos exames. Caso haja alguma anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, cujo acompanhamento e tratamento já estão inclusos na rotina de atividades comuns do AME.
 

"Este programa visa incentivar os homens a realizaram exames preventivos e, por isso, optamos por viabilizar atendimento aos sábados para que a rotina semanal não seja um empecilho aos cuidados com sua saúde. Contamos com apoio das famílias para que estimulem os pais, tios, avôs e familiares do sexo masculino a visitarem o médico regularmente", afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
 

Os AMEs envolvidos no programa funcionam aos sábados das 7h até, no mínimo, 13h. Esses ambulatórios oferecem atendimento regional, e os pacientes são encaminhados para a unidade mais próxima de sua cidade.
 

O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.


 

Unidades que integram o programa:
 

1. AME Heliópolis (Capital)

2. CRI Norte (Capital)

3. AME Mogi das Cruzes

4. AME Taboão da Serra

5. AME Carapicuíba

6. AME Mauá

7. AME Araçatuba

8. AME Américo Brasiliense

9. AME Santos

10. AME Praia Grande

11. AME Barretos

12. AME Bauru

13. AME Promissão

14. AME Jundiaí

15. AME Franca

16. AME Ourinhos

17. AME Rio Claro

18. AME Presidente Prudente

19. AME São João da Boa Vista

20. AME Mogi-Guaçu

21. AME Votuporanga

22. AME São José do Rio Preto

23. AME Sorocaba

24. AME Caraguatatuba

25. AME Tupã

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado