Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP realiza mutirão de testes rápidos de HIV na semana da Parada LGBT

Ação ocorrerá no dia 23 de maio no vão livre do Masp; no total, serão ofertados 1,2 mil exames

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá realizar 1,2 mil testes rápidos para diagnóstico do vírus HIV na semana da Parada do Orgulho LGBT da capital paulista. A ação, que será realizada em parceria com a Aids Healthcare Foundation (AHF), ocorrerá no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) no dia 23 de maio, das 9h às 21h.
 

Os testes rápidos, que são feitos por meio de fluído oral (coleta de saliva), apresentam resultados em 30 minutos. "É simples, rápido, indolor e realizado com total privacidade e sigilo", diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP.
 

Na última década, houve  expressivo aumento no número de casos de Aids entre homens que fazem sexo com homens. Em 2004, esta população correspondia a 28,1% dos casos entre os homens com 13 anos ou mais. Já em 2014 tal percentual saltou para 44,8%, o que representa um aumento de quase 60% em 10 anos.
 

Além disso, a incidência da doença entre homens jovens também vem crescendo, passando de 15,5 casos a cada 100 mil homens entre 20 e 24 anos em 2004 para 31,3 casos em 2014.
 

"Estes dados apontam a grande vulnerabilidade de adolescentes e jovens gays (homens que fazem sexo com homens) para a infecção pelo vírus HIV. Por isso, é importante ampliar as estratégias de prevenção para que os jovens homossexuais adotem práticas sexuais mais seguras. O exercício da cidadania e a luta contra o preconceito e a discriminação são duas questões básicas que devem ser vinculadas ao trabalho de educação em saúde sexual e prevenção das DSTs/Aids", diz Maria Clara.
 

Para saber os locais que oferecem o teste para diagnóstico do vírus HIV durante todo o ano, basta acessar o site www.crt.saude.sp.gov.br ou ligar no Disque DST/Aids, pelo número 0800-16- 2550.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado