Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Justiça e Saúde promovem o 7º curso online com foco na diversidade sexual para servidores do SUS

Estão abertas as inscrições para a 7º edição do curso online "A Conquista da Cidadania LGBT - a Política da Diversidade Sexual no Estado de São Paulo", específico para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), do Estado de São Paulo. O curso oferece 700 vagas.
 

Realizado pelas Secretarias de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e da Saúde, em parceria com a Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria da Casa Civil, o curso visa sensibilizar os trabalhadores de saúde, na temática da diversidade sexual e de gênero com o intuito de contribuir para enfrentamento da homofobia e transfobia no Estado de São Paulo, em especial nos serviços públicos da rede de atenção do SUS.
 

As inscrições poderão ser feitas de 10/06/2016 até 25/07/2016 somente pela internet. Os interessados podem se inscrever aqui.  
 

Para este curso, foi criado pela Secretaria da Saúde um módulo específico que abordará aspectos relativos à saúde da população LGBT, já que se verificou a necessidade de qualificar a atenção à saúde e enfrentar as práticas discriminatórias em função de orientação sexual e identidade de gênero, pois o preconceito pode interferir no acesso ao serviço de saúde.
 

De acordo com Deborah Malheiros - Coordenadora do Curso e Assistente Técnica da Coordenação Geral de Apoio aos Programas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foi constatada a necessidade de sensibilizar os funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS), já que o "Estado deve acolher bem todos os cidadãos nos equipamentos públicos de São Paulo, especialmente na rede de atendimento à saúde", explica.
 

Para Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, esta iniciativa é fundamental para a capacitação dos profissionais da área da saúde no atendimento a populações transgênero. "Queremos que todos sejam acolhidos em nossos serviços de saúde de forma digna e humanizada, sem discriminação, sem preconceito".
 

Sobre o curso
 

A Secretaria da Justiça iniciou a primeira turma do curso "A Conquista da Cidadania LGBT: A Política da Diversidade Sexual no Estado de São Paulo", na modalidade de ensino à distância, no segundo semestre de 2011 e desde então já foram ofertadas cerca de 14 mil vagas.   
 

Este curso, específico para os trabalhadores do SUS está em sua sétima edição , e tem como diferencial a abordagem de temas de saúde da população LGBT. As aulas estão divididas em quatro módulos, com carga horária de 40h, denominados: "Decifrando a Diversidade Sexual"; "Direitos Humanos da População LGBT"; "Educação, Cidadania, Homofobia e Transfobia" e "Saúde Integral como direito da população LGBT".
 

Durante a capacitação, tutores acompanharão o desenvolvimento de cada aluno, com a função de estimular a participação dos cursistas no ambiente virtual, e responder os fóruns temáticos. Para ter direito ao certificado, é necessário cumprir tarefas obrigatórias no ambiente virtual do curso.
 

A programação inclui vídeo-aula com professor especializado em cada tema, leituras, análise de textos, questionários e fóruns de debates.  O material didático foi planejado e elaborado para que o cursista faça um acesso diário com duração de uma hora.


Serviço:

Curso à distância "A Conquista da Cidadania LGBT: a Política da Diversidade Sexual em São Paulo", para funcionários do SUS
Inscrições: 10/06/2016 a 25/07/2016
Duração do curso: 05/08/2016 a 09/09/2016

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado