SP vai pagar 'extra' para agentes municipais combaterem aedes nos fins de semana

Programa inédito garantirá R$ 120,00 para cada profissional por dia trabalhado, mediante parceria com as prefeituras

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai pagar para que agentes das prefeituras paulistas atuem aos sábados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Com a iniciativa, inédita, as cidades que aderirem à campanha "Todos juntos contra o Aedes aegypti" receberão repasses do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais que trabalharem aos sábados.

A remuneração extra será de R$ 120,00 por agente, para cada dia de trabalho.

O município interessado em participar deverá assinar um Termo de Adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados na campanha em sua jurisdição. Feito isso, cada prefeitura deverá garantir que esses profissionais realizem o trabalho de campo durante todos os sábados, contando o primeiro a partir da data de assinatura do termo até o último sábado de abril de 2016.

Essas equipes terão a atribuição de realizar vistorias domiciliares para eliminação de criadouros e potenciais focos do mosquito, bem como mobilizar a população para evitar novas infestações. Além disso, os agentes deverão preencher formulários atestando as visitas aos imóveis. Assim, além da prestação de contas dos recursos repassados pelo governo do Estado, os gestores municipais deverão submeter, mensalmente, os relatórios de vistoria à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, para monitoramento do trabalho.

A Secretaria fornecerá apoio técnico e orientação para o desenvolvimento das atividades previstas, o material educativo a ser utilizado nas ações e seguirá com a divulgação da campanha "Todos juntos contra o Aedes aegypti", que visa ampliar e aperfeiçoar ações de prevenção e combate ao transmissor de dengue, zika e chikungunya.

"Decidimos criar esse programa de incentivo para garantir que os agentes municipais visitem imóveis aos sábados, quando é mais provável encontrar os moradores em suas casas. Além dessa nova estratégia, prosseguiremos com os mutirões realizados em todo o território paulista, e contamos com o apoio da população para que cada um continue fazendo sua parte, eliminando os criadouros do mosquito, uma vez que 80% deles estão no interior dos domicílios", afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.