Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde promove 'mamaço' no Parque Villa-Lobos

Mobilização para aleitamento materno coletivo ocorre no sábado, 27 de agosto, no espaço do Parquinho da Figueira; ação inclui aulas de yoga para mães e bebês e a coleta de potes de vidro para armazenamento de leite nos bancos estaduais


 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza no próximo sábado, 27 de agosto, um grande 'mamaço' no Parque Villa-Lobos, zona Oeste da capital. A ação integra a campanha "São Paulo pelo Aleitamento Materno" e visa incentivar a amamentação, a doação de leite humano e utensílios para armazenamento.
 

A partir das 9h, mamães e filhos poderão participar de atividades físicas e de orientação no Parquinho da Figueira, uma das áreas de lazer do Villa-Lobos (o mapa do local está disponível em: http://parquevillalobos.sp.gov.br/files/2011/12/mapa-2015.pdf).
 

A amamentação coletiva está prevista para as 12h, no encerramento da ação.
 

Entre as 10h e 12h, aulas especiais de yoga serão oferecidas para as mães e bebês presentes. As interessadas podem levar cangas ou toalhas e colchonetes de EVA também serão disponibilizados. As aulas serão ministradas gratuitamente por professoras voluntárias.
 

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Bancos de Leite da Grande São Paulo, Andrea Penha Spinola Fernandes, o relaxamento - que pode ser alcançado por meio de atividades como a yoga -, contribui para a liberação de ocitocina, hormônio que proporciona bem-estar e auxilia na ejeção do leite.
 

Paralelamente, profissionais atuarão em duas tendas instaladas no espaço, disseminando orientações sobre a importância do aleitamento materno e de uma alimentação saudável durante esse período.
 

Além disso, serão arrecadados potes de vidro, com tampa plástica, que serão esterilizados e utilizados para armazenar o leite materno doado para os bancos de leite humano do Estado. Para contribuir, basta separar recipientes inutilizados como potes de produtos alimentícios, como achocolatados, cafés e condimentos, desde que tenham as características citadas.
 

"A doação desses recipientes é fundamental para o armazenamento do leite humano nos estoques dos nossos bancos. Além disso, o reaproveitamento dos potes evidencia a importante conexão entre a amamentação e o desenvolvimento sustentável, tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2016, celebrada no começo de agosto", afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
 

O evento é desenvolvido em parceria com o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, cujo Banco de Leite é uma das principais referências do Estado de São Paulo. Conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Verde e Meio Ambiente, da Sociedade de Pediatria de São Paulo(SPSP) e da escola Yogue.
 

O Parque Villa-Lobos está localizado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1025, Alto de Pinheiros.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado