Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Hospital discute "linha de cuidados" em pacientes transplantados

Iniciativa celebrará o mês "Setembro Verde" de incentivo à doação de órgãos
 

O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini realiza nesta quinta-feira (17/09), entre 9h e 17h, o I Simpósio de Enfermagem em Transplantes. O encontro é aberto para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de diversos hospitais públicos e privados. Idealizado para celebrar o mês "Setembro Verde" de incentivo à doação de órgãos, o Simpósio destacará o ineditismo da aplicação da ¿linha de cuidados¿ em pacientes transplantados.
 

O Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
 

Acompanhar o transplantado de forma integral é uma das dificuldades mais apontadas por especialistas em transplantes. "Isso ocorre porque diferente de muitos procedimentos cirúrgicos, o tratamento do transplantado não termina após o recebimento do novo órgão, segue por toda vida e precisa ter uma adesão restrita aos medicamentos", explica a diretora de enfermagem do Hospital de Transplantes, Maria Teresa Gomes Franco.
 

Foi pensando na complexidade de cada tipo de transplante que a direção de enfermagem, juntamente com uma equipe multidisciplinar sistematizou uma ¿linha de cuidados¿ personalizada para pacientes transplantados. "Esse condensado de informações foi formatado em uma planilha eletrônica e reúne marcadores em uma planilha eletrônica gerenciada pela enfermeira de referência", complementa a gestora.
 

Logo na primeira consulta com médico e enfermeiro de referência, o paciente recebe definição de protocolos, prescrição de medicamentos além de suporte de uma equipe multidisciplinar que discute caso a caso. No I Simpósio de Enfermagem em Transplantes serão apresentadas as linhas de cuidados para pacientes transplantados de medula óssea, fígado, rins e córneas. (Confira programação abaixo).
 

 "Esse tipo de acompanhamento é feito de maneira individual, lembrando que para cada tipo de transplante são rotinas complexas e diferentes. Com a "linha de cuidados" conseguimos organizar melhor questões clínicas e acompanhar minuciosamente desde os primeiros exames, o transplante e pós-transplante", complementa.
 

Dentro dessa dinâmica clínica, cada paciente tem seu enfermeiro de referência para tirar dúvidas e resolver qualquer questão. "Os enfermeiros ligam na residência dos pacientes para saber se estão cumprindo corretamente seus horários de medicação", exemplifica. Estima-se que 20% a 30% dos pacientes não utilizem os medicamentos para evitar a rejeição do órgão da maneira correta.
 

"É como se rastreássemos cada transplantado. Com isso, o paciente tem a garantia de que está sendo assistido em todas as suas necessidades. O trabalho da enfermagem clínica funciona em conjunto com o médico especialista e essa ponte auxilia nos atendimentos de emergências frequentes entre esses pacientes", explica Maria Teresa Gomes Franco.

 

Sobre o Simpósio:
 

I Simpósio de Enfermagem em Transplantes ¿ HTEJZ

8:00 ¿ Abertura. Maria Teresa Gomes Franco e  Dr. Octavio Becker

8:30 ¿ A história do Transplante no Brasil: Realidade do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini. Enfª Maria da Paz Amorim.

09:10 ¿ O Papel do Enfermeiro no Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos. Enfª Alessandra Duarte Santiago

10:00 ¿ Coffee

10:30 ¿ A Enfermagem no transplante: Panorama mundial. Enf. Ms. João Erbs

11:10 ¿ Mesa: A assistência de Enfermagem ao paciente no pré e pós-operatório.

Mediadora: Enfª Fabiana Rovari

¿          O Papel do Enfermeiro assistencial no cuidado ao paciente no pré e pós-operatório no Tx Hepático. Enfª Carla Mayer

¿          O Papel do Enfermeiro assistencial no cuidado ao paciente no pré e pós-operatório de Tx Renal. Enfª Ravenna  Honorato

¿          O Papel do Enfermeiro assistencial no cuidado ao paciente no pré e pós-operatório no TMO . Enfª Jozimeire Lopes Carvalho

¿          O Papel do Enfermeiro assistencial no cuidado ao paciente no pré e pós-operatório na Unidade de Terapia Intensiva. Enf. Francisco de Assis Queiroz.

12:30 ¿ Intervalo para Almoço.

13:30 ¿ O desafio do enfermeiro no gerenciamento do Centro Cirúrgico frente ao Transplantes ¿ Enfª Daniela Donaires.

14:10 ¿ Mesa: Assistência de Enfermagem na unidade de Transplante ¿ Expandindo horizontes, experiência de Outros Serviços.

Mediadora: Enfª Ms. Aline Correa.

¿          Assistência de Enfermagem na unidade de Transplante Cardíaco - A Experiência do Enfermeiro no Hospital Dante Pazzanese.- Enfª. Nadja Van Geen Poltroniéri.

¿          Assistência de Enfermagem na unidade de Transplante Pulmonar- A Experiência do Enfermeiro no INCOR-HCFMUSP. Enfª. Liliane Saraiva

¿          Assistência de Enfermagem na unidade de Transplante Medula Óssea. Enfª. Ms. Bruna Tirapelli.

15:10 ¿ Coffee

15: 40 ¿ Mesa: A contribuição da linha de cuidado na qualidade da assistência.

Mediadora: Enf. Ms. Maria Teresa Gomes Franco

¿          O Papel do Enfermeiro Clínico na gestão da linha de cuidados no Tx Hepático ¿ Enfª Camila Martins

¿          O Papel do Enfermeiro Clínico na gestão da linha de cuidados no Tx Renal ¿ Enfª Daiane Bezerra

¿          O Papel do Enfermeiro Clínico na gestão da linha de cuidados no TX de Córnea ¿ Enfª Camila Rodrigues.

¿          O Papel do Enfermeiro Clínico na gestão da linha de cuidados no TMO - Enfª Katia Lima.

17:00 Fechamento.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado