Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Herói gigante alerta para prevenção ao câncer de próstata em hospital estadual

¿Capitão H¿ é símbolo da campanha Novembro Azul do Centro de Referência em Saúde do Homem

 

Um herói gigante instalado na fachada do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que fica no complexo do Hospital de Transplantes, região central da capital paulista, será símbolo do conhecido movimento "Novembro Azul", para esclarecer o público masculino sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.
 

Neste ano, o slogan da campanha do hospital para chamar atenção à detecção precoce e a realização do exame será: "E você? Tem coragem?".
 

O alerta sobre a importância da prevenção é simbolizado por um super-herói gigante inflável de 6m de altura por 2m de largura, que ficará exposto ao longo de todo este mês.
 

O "Capitão H" representa o homem que tem coragem de priorizar sua saúde e qualidade de vida.
 

Para o Chefe do Centro de Referência em Saúde do Homem, Claudio Murta, é preciso remover barreiras contra o preconceito dos exames de diagnóstico do câncer de próstata. "O toque retal, é absolutamente indolor, leva fração de segundos e não afeta de maneira nenhuma a masculinidade do homem. Pelo contrário, mostra sua grandeza e a preocupação com sua saúde", explica o urologista.
 

Durante a campanha, os colaboradores do hospital usarão um boton que simboliza a prevenção do câncer de próstata, além da distribuição de flyers informativos sobre a doença.
 

O Hospital realizou uma parceria com a ONG Arrastão, para promover oficinas de vídeos-documentários produzidos pelos adolescentes da comunidade do Campo Limpo. O desafio proposto para os jovens é a produção de um vídeo que mostra a ida de seu pai ou responsável legal ao urologista.
 

Os três melhores vídeos serão exibidos e premiados no "1º Simpósio de Enfermagem em Saúde do Homem".
 

O evento será realizado no dia 30 de novembro, e vai reunir profissionais de enfermagem de todo o Estado de São Paulo, além de encerrar as ações comemorativas do mês de novembro.
 

Câncer de próstata

O câncer de próstata ocorre quando as glândulas das células da próstata sofrem mutação e começam a se multiplicar sem controle. Os sintomas mais comuns do tumor são dificuldade para urinar, frequência urinária alterada, ou diminuição da força do jato da urina, além de outros sintomas. A doença pode ser diagnosticada através de exame de sangue, chamado PSA, juntamente com o toque retal, quando indicado. Homens com histórico de pais ou parentes com câncer devem ficar mais atentos aos cuidados e avisar os médicos para serem acompanhados regularmente.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado