Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Centro Oncológico do Hospital Geral de Guarulhos ganha radiocirurgia

Novo serviço minimamente invasivo e de alta precisão atenderá pacientes da região metropolitana, Taubaté, Sorocaba, Registro e Baixada Santista
 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entrega neste mês de junho o novo serviço de radiocirurgia do centro oncológico do Hospital Geral de Guarulhos, unidade da pasta gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
 

Utilizado para tratar lesões tumorais do cérebro, medula e coluna, o procedimento consiste em uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva, consistindo na emissão de radiação em um alvo delimitado, com extrema precisão.
 

A radiocirurgia permite a concentração da dose de radiação no tumor, preservando assim as estruturas ao redor das lesões tumorais nessas áreas do corpo.
 

A técnica exige, além de equipamento altamente sofisticado, a atuação de uma equipe multidisciplinar, com radioterapeutas, neurocirurgiões, físicos, tecnólogos e enfermeiros. A equipe atuante no hospital de Guarulhos é pioneira dessa técnica no país.
 

A unidade será referência neste tipo de tratamento para toda a região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, além das regiões de Taubaté, Sorocaba e Registro. 
 

¿Nossa expectativa é atender cerca de 60 novos pacientes por mês, ampliando o atendimento de qualidade à população que busca tratamento contra o câncer¿, diz Nacime Salomão Mansur, superintendente das unidades afiliadas da SPDM.   
 

¿Trata-se de um serviço inovador, com tecnologia de ponta, que beneficiará os pacientes oncológicos da rede pública de saúde com procedimentos precisos e pouco invasivos¿, diz David Uip, secretário de Estado da Saúde.
 

Centro oncológico
 

O Centro Oncológico do Hospital Geral de Guarulhos foi inaugurado em março de 2015, oferecendo tratamento de câncer a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado, com destaque para a população de Guarulhos e do Alto Tietê. O Centro tem capacidade para atender 1,2 mil novos casos de câncer por ano e realizar 4,8 mil sessões de quimioterapia e 7,2 mil de radioterapia anualmente. 
 

O serviço também oferece uma radioterapia diferenciada, denominada TBI (do inglês Total Body Irradiation), que permite a irradiação do corpo inteiro, contribuindo para a eliminação de células doentes em tecidos não tão facilmente alcançados pela quimioterapia, por exemplo. Os procedimentos quimioterápicos também ocorrem no novo setor.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado