Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP vai incentivar filho a levar o pai no médico para fazer check-up

Exames preventivos e consultas poderão ser agendados, por telefone, para os sábados em 21 AMEs estaduais

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança nesta segunda-feira, 31 de março, com a presença do governador Geraldo Alckmin, o programa ¿Filho que ama leva o pai ao AME¿, que pretende realizar aproximadamente 24 mil check-ups anuais de cardiologia e urologia em homens a partir dos 50 anos de idade em todo o Estado. A campanha de prevenção e promoção de saúde irá incentivar os filhos dos pacientes a levarem seus pais no médico.

Todo paciente interessado será atendido aos sábados e poderá agendar por telefone, no mês de seu aniversário, os exames e consultas, sem a necessidade de prévio encaminhamento.

O atendimento será realizado em 21 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Estado de São Paulo e dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passará por uma consulta de enfermagem que envolverá avaliação do peso, altura e risco cardíaco, além de uma bateria de exames laboratoriais de sangue, por exemplo.

Para o sábado seguinte será agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista com a avaliação dos resultados dos exames. Caso o paciente apresente alguma anormalidade, será encaminhado para mais exames, acompanhamento e tratamento já dentro da rotina de atividades comuns do AME.

Uma pesquisa feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, na capital paulista, mostrou que 60% pacientes masculinas que ficam doentes  só buscam tratamento quando as doenças já estão em estado avançado, quadro que se explica pela baixa procura por exames preventivos e consultas regulares.

"O agendamento aos sábados é justamente para facilitar o atendimento preventivo a esses homens, sem danos à suas rotinas de trabalho durante a semana. O programa também foi pensado como um apelo aos filhos e parentes de modo geral, para que estimulem essa visita ao médico", afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.


O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Os AMEs envolvidos no programa funcionarão aos sábados das 7h até, no mínimo, 13h, a partir do próximo final de semana. Para o agendamento, basta ligar gratuitamente para 0800-779-0000 a partir de hoje. Os AMEs oferecem atendimento regional, e os pacientes devem sempre procurar a unidade mais próxima de sua cidade. No caso da região de Registro a referência é o AME Praia Grande e no interior, o Ame Franca é referência para os pacientes da região de Ribeirão Preto.

Unidades que farão o atendimento do programa "Filho que ama leva o pai no AME"

1. AME Heliópolis (capital)
2. AME Carapicuíba
3. AME Mauá
4. AME Araçatuba
5. AME Américo Brasiliense
6. AME Santos
7. AME Praia Grande
8. AME Barretos
9. AME Bauru
10. AME Promissão
11. AME Jundiaí
12. AME Franca
13. AME Ourinhos
14. AME Rio Claro
15. AME Presidente Prudente
16. AME São João da Boa Vista
17. AME Mogi Guaçu
18. AME Votuporanga
19. AME São José do Rio Preto
20. AME Sorocaba
21. AME Caraguatatuba

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado