Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Alunos vão 'descobrir' quanto açúcar, sal e gordura têm no que eles comem

Ação do programa Meu Pratinho Saudável em escola estadual quer alertar para o risco do abuso de biscoitos recheados, macarrão instantâneo, refrigerantes e outros alimentos industrializados consumidos pelas crianças

         Nutricionistas do programa Meu Pratinho Saudável, parceria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde, darão plantão na Escola Estadual Deputado Augusto do Amaral nesta segunda-feira, 19 de maio, a partir das 9h, para ensinar crianças e adolescentes quanto de açúcar, sal e gordura têm nos alimentos que eles costumam comer no dia-a-dia.

         A ação, batizada de "O que os olhos não veem o coração não sente", e que irá até 17h, tem como objetivo alertar para os riscos do consumo exagerado de alguns tipos de alimentos industrializados, como biscoitos recheados, macarrão instantâneo, sanduíches de fast-food, brigadeiros, refrigerantes, sucos em pó, bolos, coxinha, pão de queijo e pipoca de microondas.

         Além de mostrar os alimentos, a equipe do Meu Pratinho Saudável levará sacos transparentes com zip contendo sal, açúcar e gel de cabelo (para imitar a gordura). As nutricionistas irão mostrar o equivalente da quantidade desses nutrientes referentes um mês e a um ano do consumo diário dos alimentos.

         Antes de ensinar os alunos, as nutricionistas vão incentivá-los a adivinhar quanto de açúcar, sal e gordura têm nos alimentos mostrados.

         "Trata-se de uma ação extremamente importante, de promoção e prevenção em saúde, para que as crianças percebam a importância de uma alimentação saudável e balanceada desde cedo, fundamental para evitar obesidade e outros problemas de saúde no futuro", diz Elisabete Almeida, coordenadora do programa Meu Pratinho Saudável.

         Pesquisa realizada pelo Programa ¿Meu Pratinho saudável¿ na cidade de São Paulo em 2012 revelou que uma cada quatro crianças paulistanas é obesa. O levantamento avaliou 476 crianças de 2 a 9 anos.

         A Escola Estadual Deputado Augusto do Amaral fica na rua Eulo Maroni, 244, no Jaguaré, zona oeste da capital.

         Meu Pratinho Saudável

         O programa Meu Pratinho Saudável é voltado para crianças de seis meses a 10 anos e tem como objetivo readequar a alimentação para que comam bem e de maneira saudável. Um dos principais conceitos  é que metade do prato da criança nas refeições principais seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos) e que a outra metade seja preenchida com 1/4 de alimento rico em proteínas e 1/4  de alimentos ricos em carboidratos.  O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado