Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Heliópolis ganha centro de radioterapia e medicina nuclear pelo SUS

Com investimento de R$ 17,8 milhões, unidade poderá realizar 45 mil atendimentos a pacientes com câncer nas áreas de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia

O governador Geraldo Alckmin entrega nesta sexta-feira, 13 de junho, um centro de radioterapia e radiologia em Heliópolis, zona Sul da capital paulista. Situada no coração da maior comunidade carente da cidade de São Paulo, a unidade passa integrar a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, do governo paulista.

Com investimento de R$ 17,8 milhões, o centro, que fica dentro do mega-ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis, vai realizar atendimentos de combate ao câncer de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia.

Foram instalados dois aceleradores lineares, que juntos serão responsáveis por realizar aproximadamente 45 mil sessões de radioterapia por ano. A unidade também terá um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, composto por um PET-CT (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons), a mais moderna tecnologia para rastreamento de tumores.

Além disso, o novo serviço vai contar com outros dois tomógrafos, dois aparelhos de raios-X convencional, uma ressonância magnética, um aparelho de raio-X telecomandado, um mamógrafo e um aparelho radiodiagnóstico odontológico. Assim que estiver operando em plena capacidade a unidade vai ofertar duas mil tomografias, 800 ressonâncias magnéticas e 150 tomografias com material radioativo mensalmente.

"O novo centro de radioterapia e radiologia consolida a capacidade assistencial do Hospital Heliópolis, colocando-o como um dos principais serviços do SUS da capital paulista na área de oncologia e garantindo assistência regionalizada aos pacientes", afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

O mega-ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, programa que unifica e padroniza protocolos de atendimento e mantém uma única regulação, por meio de uma Central de Regulação Oncológica, facilitando, assim, o acesso do paciente ao tratamento.

O Hospital Heliópolis fica na Rua Cônego Xavier, 276, no bairro do Sacomã. O novo centro vai funcionar de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 19h.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado