Fifa Fan Fest do Anhangabaú terá testes rápidos anti-HIV

Atividades também incluem orientação distribuição de preservativos e gel lubrificante em 12 cidades de SP que receberão as 15 delegações

Durante a Copa do Mundo FIFA 2014, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoverá um trabalho de orientação e prevenção contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) nas 12 cidades que receberão as 15 delegações da Copa instaladas no estado de São Paulo.

Os grupos de vigilância epidemiológica realizarão atividades de testagem, orientação sobre prevenção a DSTs e distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. A meta é distribuir mais de 2 milhões de preservativos e 2 milhões de folhetos informativos nos 12 municípios.

As ações serão realizadas com apoio das Prefeituras de São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, Campinas, Águas de Lindóia, Ribeirão Preto, Santos, Guarujá, Sorocaba, Porto Feliz e Itu.

Na capital paulista, as atividades preventivas serão desenvolvidas por meio de parceria entre os programas estadual e municipal de DST/Aids - SP durante Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú. No local, os participantes poderão fazer testagem anti-HIV com fluido oral nos dias 13, 16,18, 24, 25 e 26 de junho.

Além disso, nesse período, os serviços de atendimento especializado em DST/AIDS estarão preparados para atender demandas de visitantes relacionadas a sintomas de DST/HIV/AIDS, inclusive com fornecimento de medicação antirretroviral.  A rede de serviços para oferta de Profilaxia Pós Exposição (PEP) também estará à disposição do público, caso seja necessário.

A iniciativa faz parte da campanha "Proteja o Gol", cujo objetivo é utilizar a capacidade de união do futebol para mobilizar a população quanto à importância da prevenção à Aids. Liderada pelo programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (Unaids), a campanha promove a visão de zerar a nova infecção por HIV, a discriminação e a morte relacionada à Aids.

Informações sobre locais de atendimento e dúvidas sobre DST/Aids podem ser obtidas por meio de ligação para o Disque DST/Aids, serviço gratuito da Secretaria. O telefone é 0800-16-25-50, e o atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.