Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Pacientes com câncer aprendem a personalizar lenços

‘Consultoria fashion’ é oferecida pelas voluntárias do hospital, gratuitamente; mulheres também podem escolher perucas sintéticas, e até homens já procuram o serviço

Aprender a usar lenços é um dos maiores desejos das pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista. Para ajudar essas mulheres, as voluntárias do hospital oferecem diversos modelos do acessório.

A equipe ainda ensina maneiras de amarrá-los e personalizam os tecidos em pequenas “aulas de moda”. As voluntárias atendem diariamente, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h. É com materiais como miçangas, pedras, fitas coloridas, agulhas e lã que a equipe auxilia as pacientes a customizar os turbantes com flores de crochê, por exemplo.

Nas oficinas de artesanato também são confeccionadas bijuterias – para acrescentar mais estilo à produção -, além de chaveiros e objetos de decoração, que já se transformam em fonte de renda para algumas famílias.

Por mês, o serviço distribui cerca de 50 lenços às mulheres que passam por tratamento oncológico e em torno de 30 perucas de fios sintéticos são “disputadas” pelas mais vaidosas. O público masculino, ainda tímido, prefere as bandanas e os gorros de lã, com 15 doações mensais.

No total, até agosto deste ano foram doados mais de 8 mil itens aos usuários do hospital, entre luvas, meias, roupas, kits de higiene pessoal, chinelos e revistas de palavras cruzadas.

"Nossa principal preocupação é com o bem-estar, por isso trabalhamos para proporcionar acolhimento e conforto durante o tratamento. As oficinas amenizam o ambiente hospitalar e toda essa atenção especial ofertada contribui com a autoestima e a confiança do paciente”, destaca a coordenadora do programa de voluntariado do Icesp, Oli Minutti.

As 50 voluntárias do Icesp atuam junto a uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, enfermeiros psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e médicos. O grupo, ligado a Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas (AVOHC), aceita doações diversas. Informações pelo telefone (11) 3893-2059.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado