Alckmin abre 600 novas vagas para médicos residentes

Número de bolsistas passará de 5.534 para 6.134; investimento, já com as novas vagas, será de R$ 227,5 milhões por ano

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta sexta-feira, 18 de outubro, a ampliação no número de bolsas de residência médica que oferece anualmente, passando de 5.534 para 6.134. Serão 600 novas vagas já para o próximo ano. O investimento, já com as novas vagas, será de R$ 227,5 milhões por ano.

O governo decidiu ainda que, com as novas vagas a serem criadas no próximo ano, novas instituições também passarão a ser beneficiadas com o programa de Residência Médica, passando das atuais 49 participantes para 68 – algumas delas aguardam credenciamento junto à Comissão Nacional de Residência Médica.

As instituições beneficiadas são universidades públicas e privadas, hospitais próprios do estado, autarquias, instituições filantrópicas de saúde, organizações sociais de saúde e hospitais municipais.

As especialidades oferecidas serão nas áreas básicas de clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia, pediatria, ortopedia, anestesiologia, neurocirurgia, neurologia, cancerologia, neonatologia, UTI, geriatria e psiquiatria, que hoje são as que mais precisam de profissionais.

“O exercício do médico residente é iniciado após sua formação acadêmica, logo, a ampliação de vagas nesta área é um importante avanço para a área médica”, destaca David Uip, secretário de Estado da Saúde.

A residência médica é um curso de pós-graduação “sensu lato” e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciou o financiamento e a administração de programas em instituições de saúde ainda na década de 80.

Publicado por Assessoria de Imprensa em