Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Hemonúcleo do HB comemora Dia Nacional do Doador de Sangue

Na segunda-feira, 25, Hemonúcleo do HB funcionará das 7h às 11h30 e das 13h às 16 horas para coletas e agradecimento a doadores

Na próxima segunda-feira, 25, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em Bauru, a data será brindada pelo Hemonúcleo do Hospital de Base, administrado pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), com um caprichado café da manhã para quem decidir que na próxima segunda-feira (25) irá salvar vidas. Essa é a conta: ao doar 450 mililitros de sangue você pode salvar a vida de até quatro pessoas. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros) e, numa só doação, pode beneficiar casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas. No dia 25, as portas do Hemonúcleo do HB estarão abertas a partir das 7 horas da manhã. De acordo com a assistent

e social Valéria Coltri, o Hemonúcleo do HB recebe, em média, 1.200 doadores aptos por mês. Desses, 45% são doadores de repetição, ou seja, pessoas já cadastradas que a cada três (homens) ou quatro meses (mulheres) fazem a doação de sangue.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Em média, nesta época do ano, as doações de sangue chegam a cair até 30% no Estado, daí a necessidade de campanhas em todos os postos de coleta. O Hemonúcleo do HB Bauru fica na Rua Monsenhor Claro, 8-88 - Centro.

Curiosidades do Hemonúcleo do HB:
- 70% dos doadores são homens- a faixa etária que mais doa sangue em Bauru está entre 18 e 39 anos
- 70% dos doadores chegam à unidade espontaneamente, os outros 30% doam por pedidos de familiares ou amigos. Para Valéria Coltri, assistente social do Hemonúcleo do HB, o ideal seria ter pelo menos 80% de doadores espontâneos. 
- Os tipos mais raros de doação são B e AB. E os fatores Rh negativos, em geral.

(Fonte: Serviço Social Hemonúcleo Hospital de Base de Bauru)

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado