Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Pessoas com deficiência praticam esportes radicais no HC

Pacientes com paralisia cerebral terão a oportunidade de praticar rapel e tirolesa

Pessoas com paralisia cerebral atendidos no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, terão uma atividade diferente nesta quinta-feira, dia 13 de junho, quando irão sentir a sensação de praticar esportes radicais.

O grupo de Terapia Esportiva do instituto receberá a visita de representantes do Comando de Operações Especiais (COE), liderados por Danilo Fernandes. O grupo de voluntários dará a oportunidade aos pacientes com paralisia cerebral de praticarem rapel e descerem por uma tirolesa.

Entre as qualidades salutares estimuladas através do evento, as principais a serem observadas serão de dar aos participantes a coragem de enfrentar desafios, a capacidade de fazer atividades diferentes das usuais e mostrar que podem vencer barreiras. Através da experimentação, os pacientes se perceberão capazes, cada um em seu limite, de realizar atividades diferentes das encontradas em seu dia a dia. Além do grupo de pacientes, também os cuidadores se beneficiarão da oportunidade, seja como praticantes ou no auxílio aos pacientes.

Terapia Esportiva
Atividade é realizada com pacientes com paralisia cerebral pelo grupo de medicina esportiva do Instituto de Ortopedia. Este grupo, multidisciplinar, é composto por ortopedistas, professores de educação física, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem, psicólogas, fonoaudiólogas e voluntários.

“A terapia esportiva é uma complementação do tratamento hospitalar”, enfatiza o coordenador Felix Andrusaitis.

Durante as aulas, movimentos que seriam impossíveis de serem vistos em consultório podem ser observados pela a equipe multidisciplinar. Num espaço que permite correr, jogar e brincar, fica mais fácil de analisar os movimentos e estimular o desenvolvimento de eventuais dificuldades.

Data: Quinta-feira, 13 junho de 2013
Hora: 7h30 às 9h
Local: Rua Arthur de Azevedo, n° 1

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado