Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Com estoque baixo, bancos de leite convocam mães para doações

Meses de férias escolares e com o clima mais frio trazem redução de doadoras nos bancos de leite estaduais

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está convocando as mães paulistas para doar leite às maternidades e Bancos de Leite Humano. Durante os períodos de férias e nos meses mais frios do ano ocorre uma queda significativa no número de doadoras de leite. Em algumas unidades, a diminuição é de até 50% em relação aos demais meses do ano.

Os bancos de leite do Estado apoiam o aleitamento materno a todos os recém-nascidos, incluindo os internados em unidades neonatais e filhos de mães impossibilitadas de amamentar. São os bancos que fazem a coleta do leite das doadoras, armazenam e ensinam sobre a importância da amamentação.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança da Secretaria, Sandra Regina de Souza, o leite materno contém determinados nutrientes que o leite de outros mamíferos não consegue incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos, principalmente para bebês com pesos abaixo do normal. “O leite que muitas mulheres jogam fora pode determinar a sobrevivência de prematuros", explica a coordenadora.

Como doar
Pode ser doadora toda mulher que estiver amamentando seu filho e tiver sobra do alimento. Ela deve procurar o banco de leite humano mais próximo de sua residência. As doadoras precisam estar saudáveis e não podem estar consumindo medicamentos incompatíveis com a amamentação.

Muitos bancos de leite oferecem serviço de busca em domicílio, e para isso, prestam às mães orientação de ordenha e armazenamento do leite. A lista completa dos bancos de leite pode ser consultada no site http://www.redeblh.fiocruz.br/, por meio do link "Encontre o BLH mais próximo de você".

Mitos e verdades sobre o aleitamento materno
• Algumas mães não têm leite.
Mito. Toda mulher, após o nascimento da criança, produz leite por meio da sucção. Quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido. Beber bastante água é fundamental durante a lactação. Se a mãe produz pouco leite, pode aumentar a frequência das mamadas, ou seja, diminuir os intervalos entre elas.

• É preciso preparar a mama durante a gestação, para que a mulher consiga amamentar corretamente.
Mito. Não é necessário massagear os mamilos, esfregar com bucha vegetal, e muito menos passar cremes ou pomadas. No máximo, a gestante pode tomar banho de sol ou de luz (de 40v) para auxiliar na produção de melanina. Não se deve estimular o bico durante a gestação, pois qualquer estímulo pode acelerar o trabalho de parto prematuro.

• Compressa de água quente ajuda na produção do leite materno.
Verdade. Colocar compressas mornas nas mamas ajuda, sim, a produzir mais leite. Mas só são indicadas quando a produção é baixa. Do contrário, pode causar ingurgitamento mamário (empedramento).

• Os bebês precisam mamar em um peito só por vez.
Verdade. O leite materno tem três fases. A primeira (logo no começo da mamada) tem grande quantidade de água. Na segunda fase, o leite é rico em eletrólitos, vitaminas e sais minerais. E na terceira fase é que estão as gorduras e os carboidratos, por isso é importante que o bebê esvazie um peito só por vez, para que consiga ingerir o leite mais calórico, que vem no final da mamada. Após três horas, ou quando a criança manifestar sinais de fome, oferece-se a outra mama. Nesse intervalo, o organismo produz leite nas duas mamas, e é esse leite que sobra que deve ser doado, senão empedra e a mãe pode sentir muita dor.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado