Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Homens jovens são principais vítimas de acidentes de trânsito

Pessoas do sexo masculino entre 20 e 29 anos de idade representaram um em cada cinco dos condutores internados por acidentes em 2012

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 22% das internações de vítimas envolvidas em acidente de trânsito em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista em 2012 foram de homens do sexo masculino com idade entre 20 e 29 anos.

Das 3.863 internações de condutores ou passageiros de veículos de passeio, 881 se encaixaram nesse perfil.  Lembrado nesta quinta-feira, 25 de julho, o Dia do Motorista serve de alerta para que acidentes e mortes no trânsito sejam evitados.

Segundo Ricardo Vanzetto, gerente médico do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências), da Secretaria, o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de estimulantes estão entre os principais responsáveis pelos acidentes que vitimam jovens do sexo masculino. “Dormir pouco, fumar demais e comer mal são combinações perigosas que colocam em risco à vida de jovens motoristas”, explica.

Em segundo lugar no ranking de internações, estão homens com idades entre 30 e 39 anos. Foram 636 no mesmo período. Em seguida vêm os adultos de 40 a 49 anos (379 internações).

As mulheres de 20 a 29 anos aparecem em quarto lugar do ranking, com 282 internações em 2012.

O médico do Grau explica que, na maioria dos casos, as vítimas de acidente no trânsito ficam presas nas ferragens dos veículos, sofrem fraturas nos membros e traumas no tórax. “No caso de obesos, por exemplo, há risco de infarto e AVC”, completa.

Veja 5 dicas que ajudam a evitar os acidentes com motoristas:

- Não consumir bebida alcoólica de maneira nenhuma se for dirigir
- Evitar o uso de estimulantes
- Realizar paradas para descanso a cada três horas de direção
- Ingerir líquidos para favorecer a hidratação do corpo
- Manter alimentação saudável e equilibrada

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado