Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Acupuntura pelo SUS cresce 567% em SP

Desde 2007 houve quase 1 milhão de aplicações na rede pública de saúde paulista, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo indica que, em cinco anos, o número de sessões de acupuntura realizadas em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) do Estado cresceu 567% (quase sete vezes).
Em 2011, último ano consolidado, houve 264,4 mil aplicações da técnica nos serviços públicos do Estado, contra 39,6 mil em 2007.

O número é crescente ano a ano. Em 2008 foram 95,9 mil sessões de acupuntura. Já em 2009 foram 129,9 mil e, em 2010, 202,3 mil.

Antes mesmo de fechar o ano, em 2012, a média mensal já indicava crescimento de 11% em relação a 2011, com a realização, até setembro, de 219,9 mil sessões. No total cerca de 1 milhão de sessões foram realizadas desde 2007.

Atualmente, 221 unidades de saúde em todo o Estado realizam consultas ou sessões de acupuntura, das quais 58 pertencem ao serviço público estadual, incluindo 27 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades).

As indicações mais comuns são para ansiedade, insônia, depressão e o alívio de dores crônicas, como, por exemplo, lombalgias, hérnias de disco, enxaquecas e artrites.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria à Faculdade de Medicina da USP, oferece o tratamento para os pacientes que são tratados e acompanhados pelo hospital.

As principais recomendações de acupuntura para os pacientes oncológicos são para o controle de náusea e vômitos, boca seca, insônia, ansiedade e dormência de pés e mãos.

"A acupuntura é um método seguro, com poucas contraindicações. A técnica age na redução dos efeitos colaterais do tratamento. Além disso, não é em apenas uma aplicação que se tem o resultado esperado", afirma a médica Rebeca Boltes Cecatto, do Icesp.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado