SP libera R$ 77 milhões ao Hospital São Paulo

Repasse, que integra o Projeto de Modernização dos Hospitais Universitários do Estado, será investido em obras de reforma e ampliação da unidade

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo libera nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, um repasse no valor de R$ 77,3 milhões ao Hospital São Paulo, que é um hospital universitário, administrado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), localizado na zona Sul da capital paulista. O repasse, que integra o Projeto de Modernização dos Hospitais Universitários do Estado, será investido em obras e ampliação da unidade.

Do total de investimentos realizados, cerca de R$ 20 milhões serão destinados à reforma e ampliação do pronto-socorro e R$ 12,8 milhões serão investidos em readequações no setor de UTI do hospital. Além disso, serão investidos mais R$ 13 milhões na readequação do setor de radioterapia e do acesso principal e outros R$ 13 milhões para a modernização dos serviços de diagnósticos do hospital.

Os elevadores da unidade também serão modernizados, de acordo com as normas legais de acessibilidade, a um custo estimado em R$ 5 milhões.

Dentro do plano de modernização, ainda serão reformados os setores de cirurgia endovascular e hemodinâmica, a área do Laboratório Central, a Central de Material Esterilizado (CME), a área do serviço de nutrição e dietética e a lavanderia do hospital.

Neste momento, já estão em andamento as obras de reforma no Centro Obstetrício, na unidade de internação ortopédica e nas áreas de internação e terapia intensiva adulta e pediátrica do Hospital São Paulo.

O repasse, que será realizado pela Secretaria, mediante a medição das obras, deverá ser efetuado em sua totalidade até 2015. Somente neste ano, serão repassados pela pasta ao hospital cerca de R$ 6 milhões.

"Os hospitais universitários, como o Hospital São Paulo, são unidades de referência não só em relação ao atendimento oferecido à população, como também no setor de ensino e pesquisa. Por isso, ao investir na modernização desses hospitais, que auxiliam também na formação de futuros profissionais da saúde, estamos ao mesmo ampliando a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população e, consequentemente, garantindo uma mão de obra qualificada para o futuro", diz Giovanni Guido Cerri, Secretário Estadual da Saúde de São Paulo.

Modernização de Hospitais Universitários

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, vai investir um total de R$ 452,8 milhões para obras, reformas, ampliações e compra de equipamentos, de oito hospitais de referência em atendimento de alta complexidade no Estado.

O programa, inédito, além do Hospital São Paulo, vai beneficiar na capital, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, maior complexo hospitalar da América Latina, e a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Também serão atendidos no programa o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas de Marília, o Hospital de Base de São José do Rio Preto, o Hospital das Clínicas de Botucatu e o Hospital Universitário de Taubaté, recentemente integrado ao Hospital Regional de Taubaté.