Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Emílio Ribas realiza simpósio para discutir HTLV e Retrovirologia Humana

 

Evento reúne profissionais renomados de vários países e será realizado nos dias 05 e 06 de dezembro

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nos dias 05 e 06 de dezembro o III Simpósio Paulista de HTLV, XV Reunião do Serviço de HTLV e o III Workshop Brasileiro da Sociedade Panamericana de Neurovirologia. O evento conta com a presença de profissionais de vários países e tem como objetivo apresentar, debater e discutir temas relevantes na área.

O Simpósio começa no dia 5 de dezembro às 8h e termina no dia 6 às 17h25. As palestras e discussões acontecerão no anfiteatro do Instituto e são gratuitas e abertas ao público que tiver interesse em participar, porém, as vagas são limitadas.

O grande destaque do evento será a presença de grandes pesquisadores da retrovirologia humana, como por exemplo Antoine Gessain do Instituto Pasteur de Paris, primeiro pesquisador a descrever um paciente com PSP/RAM com infecção HTLV; Herve Perron do Geneuro-Lyon da França, que  descreveu a expressão do retrovírus endógino W em esclerose múltipla; Raymond Cesaire  do Instituto Pasteur da Martinica, especialista em novos tratamentos de  PSP/RAM e Roberto Trujillo, presidente da Sociedade Panamericana de Neurovirologia e responsável por desenvolver novas tecnologias físicas para novos tratamentos de cânceres relacionados a vírus.

O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV, que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo. Existem dois tipos desse vírus: o HTLV-I e o HTLV-II. O primeiro está associado a doenças graves neurológicas degenerativas e também patologias hematológicas graves, como a leucemia e o linfoma. principal forma de transmissão da doença é por meio de relação sexual e via sanguínea, porém nem sempre o vírus se manifesta. Estima-se que apenas 1% das pessoas infectadas pelo HTLV desenvolvem problemas de saúde associados às doenças neurológicas degenerativas. No caso de leucemia o risco é ainda menor, ou seja, um em cada 10 mil portadores poderá desenvolvê-la ao longo da vida. A estimava nacional é de que mais de 1 milhão de pessoas estejam infectadas pelo retrovírus HTLV I/II. Somente no Instituto Emilio Ribas são assistidas, atualmente, cerca de 900 pacientes com HTLV.Segundo o coordenador da equipe de HTLV do Instituto Emílio Ribas, Augusto Penalva, que também é diretor nacional da Sociedade Panamericana de Neurovirologia,

¿O simpósio é importante porque aborda a retrovirologia humana de forma evolutiva, trás uma reflexão sistemática dos retroviros e como podemos abordar essa questão do ponto de vista de teórico e prático. Além disso, temos vários autores renomados e com abordagens diferentes e complementares sobre a retrovirologia¿, explica.

Diversos assuntos relacionados ao tema serão abordados, conforme programação que segue abaixo. O evento acontecerá no anfiteatro do Instituto Emílio Ribas, que está localizado na Av. Dr. Arnaldo, nº 165- Cerqueira César. 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado