Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Emílio Ribas realiza mutirão de nutrição

Pacientes ambulatoriais passarão por triagem para avaliação de risco nutricional e cardiovascular

O Instituto de infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, realiza até o final do mês de maio o mutirão "Nutrição sem Complicação", onde todos os pacientes ambulatoriais poderão passar por triagem nutricional. O objetivo é avaliar se o paciente possui algum risco nutricional, além de avaliar risco cardiovascular, por meio do Escore de Framingham. Os pacientes que apresentarem algum problema durante a triagem serão encaminhados para consulta com nutricionista do Instituto.

A busca ativa de pacientes será feita pela equipe de Nutrição do Hospital, que convidará as pessoas que estiverem no ambulatório para medir o Índice de Massa Corpórea (IMC) e fazer avaliação de risco cardiovascular.

"A iniciativa é uma maneira de prevenirmos problemas nutricionais futuros, pois muitas medicações afetam sistema nutricional do paciente causando intercorrências que podem ser evitadas", explica Andrea Zumbini, diretora de Nutrição do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

O mutirão "Nutrição sem Complicação" será realizado como projeto piloto durante até o mês de maio. Quando o paciente apresentar alguma irregularidade durante a triagem, será agendada consulta para acompanhamento com um especialista da área de nutrição.

Segundo Andrea, geralmente os pacientes procuram ajuda do setor de nutrição quando já apresentam algum problema grave, e o intuito do mutirão é evitar que isso aconteça. Cerca de 1 mil folders informativos serão distribuídos para orientar os pacientes sobre uma alimentação equilibrada e saudável.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado