Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Alunos do ensino médio realizam trabalho sobre câncer na Fosp

Um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio da EMI Prof. Antonio Alves Cruz utilizou dados coletados na Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, para realizar um trabalho sobre câncer. O trabalho será apresentado na escola nos dias 16 e 17 de maio, durante a semana da Saúde.

O grupo de alunos, acompanhados dos professores Leo Marcos Ortiz Credidio (biologia) e Wilton Amorim (artes), fez três visitas monitoradas à Fundação, com o objetivo de coletar informações e imagens para a realização do trabalho.

A escolha do tema câncer deu-se, segundo a aluna Michelle Cristina Silva Costa, de 17 anos, por estar no currículo da série e porque os alunos tiveram um colega na turma que passou por tratamento contra câncer. "É um tema atual, sobre o qual sempre temos dúvidas, e que agora pudemos aproveitar para esclarecê-las", aponta Michelle.

Na primeira visita, os alunos conheceram o setor de Reabilitação, onde são confeccionadas próteses (orelha, nariz e olho) para pacientes que já tiveram câncer de cabeça e pescoço. Depois, foi a vez de conhecerem o Laboratório da Fosp. "Vimos as lâminas dos exames preventivos do câncer de colo de útero, como se preparam as lâminas, e deu até para observar a presença de algumas alterações celulares", relata a aluna. Na terceira e última visita, os estudantes conheceram o funcionamento do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), no qual são registrados os casos de câncer atendidos nos hospitais do Estado de São Paulo.

Para o diretor presidente da Fosp, professor José Eluf Neto, a sociedade como um todo ganha com o interesse dos alunos pelo assunto. "São informações que serão difundidas para toda a escola e, em casa, para os parentes", avalia.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado