Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP mobiliza 4,3 milhões de alunos em dia dedicado à atividade física

‘Agita Galera' tem como objetivo estimular a prática de exercícios entre estudantes, professores e funcionários, incentivando a promoção da saúde e a prevenção de doenças

As secretarias de Estado da Educação e da Saúde realizam nesta sexta-feira, 31 de agosto, o "Agita Galera", evento que visa mobilizar os 4,3 milhões de alunos da rede estadual de ensino, além de professores, funcionários e toda a comunidade escolar, para a prática regular de atividades físicas.

Desenvolvido por meio de parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), o evento tem como tema neste ano "O esporte agita a galera e otimiza o desempenho na escola".

Ao longo de todo o dia, conforme a programação de cada unidade de ensino, os alunos farão algum tipo de atividade física, que podem envolver brincadeiras, jogos e diversas modalidades esportivas. O objetivo é levá-los a refletir sobre a importância dos exercícios físicos para um estilo de vida mais ativo e saudável, que previne doenças como a obesidade, diabetes e colesterol elevado, por exemplo.

O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, destaca que a mudança de hábitos diários pode ajudar a combater o sedentarismo.

"A missão do Agita Galera é fazer com que os exercícios físicos passem a fazer parte da rotina das crianças paulistas desde a idade escolar. Atitudes simples como subir as escadas em vez de usar o elevador ou andar mais de bicicleta podem ser meios possíveis e simples contra o sedentarismo", afirma.

"O que nós queremos é proporcionar mais qualidade de vida aos nossos alunos. Além dos benefícios para a saúde, a prática frequente de atividades físicas pode contribuir para o melhor desempenho escolar", afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Além da programação especial feita anualmente na última sexta-feira no mês de agosto, por meio do Agita Galera, o governo do Estado estimula os responsáveis pela gestão nas escolas estaduais para que estendam as atividades de forma permanente, ao longo do ano letivo.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado