Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Campanha para colocar em dia vacinação de crianças vai até sexta-feira

Objetivo da Secretaria é colocar em dia a imunização de 2,9 milhões de paulistas menores de cinco anos de idade para 15 tipos de doenças

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu indicar aos municípios paulistas a prorrogação da campanha de multivacinação para crianças menores de cinco anos em todo o Estado. O objetivo é colocar em dia a imunização de 2,9 milhões de paulistas nessa faixa etária.

Até a última sexta-feira, 24 de agosto, segundo dados informados pelas secretarias municipais de Saúde, 1,4 milhões de crianças foram levadas às salas de vacinação. A campanha agora segue até 31 de agosto, sexta-feira da próxima semana. Os postos de saúde abrem de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Nesta campanha são oferecidas doses contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também foi disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

A campanha é destinada, prioritariamente, aos menores de cinco anos que forem levados aos postos por pais ou responsáveis com a caderneta de vacinação das crianças, documento fundamental para comprovar quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas nos meses ou anos seguintes.

Caso os pais ou responsáveis tenham perdido a caderneta de vacinação de seus filhos, a recomendação é de que eles compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar a ficha de registro nos arquivos da unidade sobre quais vacinas já foram ou não aplicadas.

"Esta campanha é fundamental para proteger as crianças contra doenças transmissíveis e que podem ser perigosas. Estamos fazendo um verdadeiro mutirão para ampliar a cobertura vacinal no Estado e erradicadas as doenças como a poliomielite e o sarampo, além de reforçar o controle das doenças imunopreveníveis", afirma a médica pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado