Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Emílio Ribas inicia campanha sobre lavagem de mãos

Programação começa nesta quarta-feira e segue até 5 de maio para funcionários e pacientes

Uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial de Lavagem de Mãos, celebrado em 5 de maio, terá início mais cedo no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência nacional em tratamento de doenças infectocontagiosas, na capital paulista.

Nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26 de abril, o hospital estadual iniciará algumas ações educativas para alertar principalmente os profissionais de saúde, bem como os pacientes sobre a forma correta e segura de higienizar as mãos e evitar o contágio de doenças.

Na programação desta quarta-feira também está prevista a apresentação teatral do grupo Ludica que visitará os setores do Instituto para ensinar os passos da higienização correta das mãos. O grupo irá se apresentar no anfiteatro da unidade, às 8h, 11h, 14h e 16h.

A equipe da Comissão do Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto, responsável pela campanha, também reforçará as orientações com a disponibilização de um guia com 10 passos para a limpeza adequada das mãos (veja imagem em anexo).

Segundo o responsável pelo CCIH, infectologista Nilton Cavalcante, o hábito de lavar as mãos é o primeiro procedimento clínico básico para qualquer profissional de saúde. Ele explica que mãos limpas ajudam a evitar a propagação das doenças e diminuem o risco de infecção hospitalar.

"Essa campanha contribuirá para aumentar a segurança na assistência hospitalar e vai fortalecer um hábito essencial de higiene que pode evitar complicações no quadro de saúde dos pacientes internados no hospital", esclarece.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado