Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Hospital estadual Arnaldo Pezzuti abre inscrições para voluntários

Interessados devem ter disponibilidade de pelo menos quatro horas por semana para atuação

Interessados devem ter disponibilidade de pelo menos quatro horas por semana para atuação

O hospital estadual Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, unidade da Secretaria de Estado da Saúde em Mogi das Cruzes, está com inscrições abertas para pessoas interessadas em integrar o grupo de voluntariado da unidade. Segundo a Comissão de Voluntários, hoje o grupo conta com apenas seis voluntários, sendo que o ideal seriam 30.

Para participar, basta ter disponível um período de, no mínimo, quatro horas por semana para atuar no hospital. O voluntário pode optar pelas manhãs ou tardes, de segunda a sexta-feira.

Segundo a vice-presidente da Comissão de Voluntário do hospital, Adrina Gonçalves Saito, para ser voluntário não é necessário ter qualquer formação na área da saúde. "O voluntário não executa atividades técnicas, mas de de cuidador ou acompanhante. Ele pode, por exemplo, levar um paciente para o banho de sol, ler um livro, fazer um corte de cabelo ou empurrar a cadeira de rodas", diz.

Segundo ela, os candidatos a voluntário passam por entrevista antes de serem aprovados. Depois eles são apresentados ao hospital e recebem capacitação. Além dos pacientes internados, existe na instituição uma colônia onde vivem 130 ex-pacientes de hanseníase, já que o local funcionou como leprosário até a década de 80, quando se tornou hospital geral.

Os turnos do voluntariado são distribuídos em escalas. A participação é espontânea e os voluntários podem deixar o serviço quando quiserem, com a recomendação de que comuniquem à equipe antecipadamente.

Segundo Adrina, o público principal que participa do voluntariado costuma ser de pessoas aposentadas em razão da disponibilidade de tempo. Mas ela ressalta que não há restrições quanto à idade ou profissão do candidato.
Para se inscrever, basta entrar em contato com o grupo pelo telefone (11) 4723-9913.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado