Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP treina médicos na utilização de laser para tratar doença da próstata

Centro de Referência em Saúde do Homem, na capital, é o serviço público com maior número de procedimentos que usam o método em todo o país

Centro de Referência em Saúde do Homem, na capital, é o serviço público com maior número de procedimentos que usam o método em todo o país

O Centro de Referência da Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista, treina nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a partir das 8h, urologistas de diversos estados brasileiros e também da República do Equador na utilização de equipamento de laser para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (aumento benigno do volume do órgão). A doença acomete mais de 50% dos homens acima de 60 anos e ocasiona transtornos na micção, sangramento e infecções, entre outros sintomas.

Haverá transmissão ao vivo de procedimentos com a utilização do aparelho "UroBeam", laser exclusivo em toda rede pública de saúde, que de forma pouca invasiva vaporiza o interior da próstata e desobstrui o canal da urina, permitindo aos pacientes que voltem a urinar sem dificuldades ou outros desconfortos.

"A expectativa de vida no Brasil está aumentando e as doenças da próstata atingem cada vez mais os homens. É fundamental abordar o assunto e, mais do que isto, disseminar as técnicas de tratamento mais avançadas aos cirurgiões que atuam nas unidades públicas e privadas do País", destaca o urologista João Manzano.

A utilização do laser apresenta benefícios como a ausência de sangramentos durante a cirurgia e a redução nos riscos de infecção. Além disso, como o paciente recebe alta médica em até 24 horas, o tempo de hospitalização diminui e a rotatividade dos leitos é maior.

O Centro de Referência da Saúde do Homem realiza, em média, 100 cirurgias do tipo por mês. O serviço é pioneiro no tratamento das doenças da próstata com utilização de equipamentos de laser. A unidade fica na avenida Brigadeiro Luís Antonio, 2.651, Jardim Paulista, e atende pacientes encaminhados por Unidades Básicas de Saúde e outros serviços da rede pública.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado