Começa amanhã mutirão de 100 mil exames para incentivar detecção precoce de HIV

Campanha ¿Fique Sabendo' será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em 500 municípios paulistas

Campanha ‘Fique Sabendo' será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em 500 municípios paulistas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove a partir de amanhã, quinta-feira, 24 de novembro, a campanha Fique Sabendo, para incentivar a realização de testes de HIV e, paralelamente, combater o preconceito e o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids, ajudando a salvar vidas.
Cerca de 100 mil testes deverão ser realizados gratuitamente em todo o Estado até o último dia da campanha, 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids.

Organizada pelo do Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids em parceria com o Instituto Adolfo Lutz, órgãos da Secretaria, a campanha será lançada oficialmente na capital, às 9h do dia 24, na Academia Paulista de Letras (largo do Arouche, 324, Centro) e contará com a participação do Programa Municipal de DST/Aids.

Em razão da campanha, no sábado, dia 26, o Centro de Testagem do CRT da capital ficará aberto das 9h às 16h para atender a população, oferecendo os testes. O serviço fica na rua Santa Cruz, 81, próximo ao metrô Santa Cruz.

Em todo o Estado, 500 municípios aderiram à campanha, disponibilizando o teste e as orientações em suas redes de saúde. Em 244 deles, haverá também postos alternativos ou horários extras para a realização do teste. Dos 100 mil exames disponibilizados para a campanha, 25 mil serão testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 30 minutos. Ao todo, 40 mil profissionais de saúde vão estar envolvidos na campanha, promovida em parceria com as secretarias municipais de Saúde.

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.

"A campanha visa disseminar que os testes são disponibilizados à população gratuitamente em toda a rede pública de saúde. É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o exame para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV", afirma a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna.

Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença.

Segundo Karina Wolffenbüttel, coordenadora da campanha Fique Sabendo, é importante ressaltar ainda que os testes serão realizados por equipes profissionais treinadas e que o atendimento é individual. "Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa", afirma Karina.

A população poderá consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) ou a página do CRT na internet (www.crt.saude.sp.gov.br) para verificar qual a unidade de saúde mais próxima onde a campanha será realizada. O disque DST/Aids funcionará em horário especial, das 7h às 19h, diariamente, neste período.