Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Butantan recebe 40 mil votos em enquete para batizar jararaca

Termina neste domingo, 26 de junho, a votação popular aberta pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para escolha do nome do filhote de jararaca ilhoa nascido em março na instituição.

Homer, Yubá e Neymar estão liderando a preferência dos internautas, que ainda podem votar até o próximo domingo

Termina neste domingo, 26 de junho, a votação popular aberta pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para escolha do nome do filhote de jararaca ilhoa nascido em março na instituição.

Balanço parcial aponta que já foram registrados mais de 40 mil votos na enquete. Homer, Yubá e Neymar estão liderando a preferência dos internautas. O resultado será anunciado no dia 1º de julho, data que o animal completa quatro meses e que acontece a abertura oficial das atividades de férias de inverno do Butantan.

Os visitantes poderão escolher entre seis opções de nomes: Aureo, que significa dourado e remete as cores do animal, Yubá, amarelo em tupi guarani, além de outros nomes como Jack, Fiuk, Homer e Neymar.

Para participar, o público poderá votar no site da instituição (www.butantan.gov.br) ou por meio de cédula de votação que estará disponível no Museu Biológico. Quem acessar o site também poderá conhecer mais sobre a espécie e se divertir nos jogos de colorir.

“A receptividade do público está sendo bastante grande. Este evento é uma oportunidade para os visitantes conhecerem a serpente, uma espécie rara, e aprender como é feito o trabalho de conservação deste animal”, explica Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico.

A jararaca ficará exposta no Berçário do Museu, espaço reservado para filhotes nascidos no Butantan, que também abriga as espécies piton indiana, suaçuboia e jiboia.

O animal é originário da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo, porém o exemplar exposto é nascido em cativeiro, fruto de ação de conservação ambiental desenvolvido pelo Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan.

“O nascimento deste animal tem um significado especial, pois consolida o sucesso da reprodução dessas espécies em cativeiro. O Museu Biológico merece este presente”, diz Silvia Travaglia Cardoso, pesquisadora responsável pela criação e reprodução deste e de outras espécies raras em cativeiro.

O Museu Biológico do Instituto Butantan funciona de terça a domingo, inclusive feriados, das 9h às 16h30. A entrada custa R$6. Estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam.

O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste da capital.

Jararaca-ilhoa

A espécie é originária da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo, a aproximadamente 30 km da costa. O local é de acesso restrito e conhecido como “Ilha das Cobras”. O filhote é fruto da terceira ninhada de pais nascidos no Biotério de Viperídeos para Experimentos do Laboratório de Herpetologia do Butantan, e tem nove irmãozinhos.

O nascimento é resultado da cuidadosa manutenção em cativeiro realizada com esses animais e dos estudos que há mais de uma década vem sendo desenvolvidos nas áreas de reprodução e criação de serpentes peçonhentas raras no local. Por ser um animal de ilha, a jararaca-ilhoa possui hábitos alimentares diferenciados das jararacas do continente devido à ausência de mamíferos no habitat. As jovens se alimentam de anfíbios, lagartos e lacraias e as adultas principalmente de aves migratórias, sendo arborícolas e diurnas. Já os exemplares mais jovens são noturnos, devido aos hábitos de suas presas.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado