Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP distribui 18 mil camisinhas no Dia Mundial de Luta contra a Aids

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo preparou uma série de ações especiais para celebrar o Dia Mundial de Luta contra Aids nesta quarta-feira, 1º de dezembro, na cidade de São Paulo. A programação envolve distribuição de 18 mil camisinhas, palestras, atividades culturais e a soltura de 2 mil balões em frente ao hospital estadual Emílio Ribas.

Ainda de madrugada, a partir das 5h30, no Terminal Parque Dom Pedro II, o Programa Estadual DST/Aids, em parceria com o Sindicato dos Motoristas de Transporte Coletivo de São Paulo, distribuirá 10 mil preservativos aos usuários de linhas de ônibus.

Já às 15h30, os visitantes da Galeria do Rock poderão participar do evento “Todas as tribos unidos na luta contra a Aids”, que contará com apresentações de grafite e de street dance, orientação sobre teste de sorologia e distribuição de 6 mil preservativos.

Além disso, a data também marca o último dia da campanha estadual “Fique Sabendo”, com testes gratuitos de HIV em 460 municípios paulistas. Entre as 13h e 17h, mais 2 mil preservativos serão distribuídos às pessoas que forem às unidades dos Sescs Vila Mariana, Santana, Ipiranga, Pinheiros e Pompéia, onde também serão oferecidos exames para detecção do vírus da Aids.

“A data reforça a solidariedade, a tolerância e a compreensão para com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids”, ressalta Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Neste 1º dezembro haverá, ainda, um ciclo de palestras no Instituto Emílio Ribas para discutir perspectivas atuais e futuras do tratamento contra HIV/Aids. A iniciativa contará com apresentações artísticas, incluindo a participação de Nany People, mostra de comerciais e a soltura de 2.000 balões às 12h.

“Essa é uma data emblemática para refletir sobre a importância de ações articuladas de saúde pública para combater a propagação do HIV no Brasil e no mundo”, afirma David Uip, diretor do Emílio Ribas.

O instituto, que é referência em infectologia na América Latina, se localiza na avenida Dr. Arnaldo, 165 – Cerqueira César.

Dia Mundial de Luta Contra Aids – 1º de dezembro
Programa Estadual DST/Aids
05h30 – Prevenção no Terminal de Ônibus Parque Dom Pedro II, com a distribuição 10 mil preservativos.
13h – Encerramento da campanha “Fique Sabendo” nas unidades do Sesc Vila Mariana, Santana, Ipiranga, Pinheiros e Pompéia, com a distribuição de 2 mil preservativos e realização de teste de HIV.
15h30 – “Todas as tribos unidas na luta contra a Aids”, com apresentações de grafite e de street dance, orientação sobre sorologia e distribuição de 6 mil preservativos em frente à Galeria do Rock.

Instituto de Infectologia Emílio Ribas
8h45: “HIV – Presente, Passado e Futuro”, com David Uip, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
9h30: “HIV – Situação atual e perspectivas futuras – Situação epidemiológica no Estado de São Paulo”, com Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids.
10h30: “Retrovirologia humana – desde o princípio ao HIV e o HIV para o futuro”, com Roberto Trujillo, presidente da Sociedade Panamericana de Neurovirologia - Washington, USA
12h: Cerimônia de soltura de 2.000 balões.
15h30: Dossiê MTV, com a apresentação dos 13 comerciais desenvolvidos conforme os temas eleitos pelos adolescentes para promover a medicina na adolescência.
19h30: Noite Cultural – apresentações de Nany People, da peça teatral dos adolescentes: “A Peça” e das atividades artísticas Vem Ver Dançar: “O Tango”, Ouvir Ver Tocar: “A Musica” e “Grupo Doce Encontro”.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado