Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde e Igreja Católica se unem para combater hanseníase

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo firmou parceria inédita com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para conscientização da população sobre os riscos da hanseníase durante a campanha estadual de combate a doença, que acontece neste mês em todo o Estado.

Ao todo, todas as 2,8 mil paróquias vinculadas às 247 dioceses de São Paulo, receberam material informativo sobre a doença para distribuição aos frequentadores durante as missas e encontros. A intenção do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria é diversificar cada vez mais o público atingido com as informações.

"No ano passado firmamos parceria com a Secretaria de Educação e falamos para crianças de 5 mil escolas estaduais. Desta vez, nosso alvo são os adultos, que têm voz ativa dentro da família. Assim, atingimos um público cada vez  mais diversificado", explicou a coordenadora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase, Mary Lise Marzliak.

O número de casos absolutos da doença caiu entre 2008 e 2009. Foram 2.022 casos novos diagnosticados há dois anos e 1.843 descobertos no ano passado. A atenção especial à doença, no entanto, se faz necessária por persistir a ocorrência em crianças menores de 15 anos. Foram 89 casos identificados no ano passado.

"Como a hanseníase não é uma doença infantil, este fato mostra que há adultos não tratados em casa, o que faz com que nos mantenhamos alertas", afirmou a coordenadora.

Nos panfletos, a população tem acesso às informações básicas da doença, como, por exemplo, suspeitar de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas e com pouca sensibilidade. Elas podem ser um sinal da doença.

O diagnóstico precoce pode evitar, por exemplo, que a doença traga limitações físicas ao paciente. O tratamento oferecido pelo Estado é completo, gratuito e dura entre 6 meses e 1 ano. A campanha segue até domingo, dia 31.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado