Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP começa a vacinar crianças contra bactéria da meningite pneumocócica

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá disponibilizar, a partir da próxima segunda-feira, 22 de março, a vacina pneumocócica 10-valente para cerca de 1 milhão de paulistas menores de dois anos de idade, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é proteger as crianças contra uma bactéria causadora de infecções respiratórias, especialmente meningites e pneumonias, além de otites agudas.

Inicialmente serão imunizadas as crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses de idade, simultaneamente à campanha de vacinação contra a gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. Ou seja, as crianças nessa faixa etária que forem levadas aos postos de saúde a partir de segunda receberão duas vacinas. Em maio a Secretaria irá disponibilizar a vacina do pneumococo também aos recém-nascidos menores de seis meses.

A nova vacina entrará na rotina do calendário de imunização do SUS. As crianças deverão receber três doses: aos dois, quatro e seis meses de idade, além de um reforço aos 15 meses.

Para este primeiro ano a Secretaria estabeleceu um esquema diferenciado para cada faixa etária. Crianças que tiverem até seis meses receberão as três doses (com intervalo mínimo de dois meses) mais o reforço, seguindo o esquema inicial. As que tiverem entre 7 e 9 meses irão tomar duas doses e o reforço, e as com 10 a 13 meses receberão duas doses, sem necessidade de reforço. As crianças com 12 a 23 meses de idade receberão dose única da vacina.

"Trata-se de uma vacina de extrema importância para crianças, e que protege contra aproximadamente 80% das meningites e pneumonias causadas por pneumococo. É muito importante que todos os menores de dois anos sejam levados aos postos de saúde para receber as doses previstas", diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A vacina pneumocócica 10-valente é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado