Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

HC realiza campanha de alerta contra a Hepatite C

Uma ampla campanha de alerta contra a Hepatite C, realizada pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, tem início nesta terça-feira, dia 23. Até a próxima sexta-feira, dia 26, das 7 às 15 horas, o Ambulatório de Hepatites Virais do Complexo fará testes para detectar a presença de um anticorpo contra o vírus da doença, que acomete aproximadamente 4 milhões de brasileiros. 

Principal causa de cirrose hepática e câncer de fígado, sobretudo em idosos, a hepatite C é assintomática. Os testes disponíveis na campanha do HC consistem em uma simples picada na ponta dos dedos, semelhante ao teste de glicemia, e o resultado é informado em poucos minutos. 

De acordo com o infectologista Evaldo Stanislau de Araujo, organizador da campanha, os casos com suspeita da doença serão encaminhados para confirmação sorológica. Os portadores também terão consultas agendadas na Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias. 

Cerca de 40% dos pacientes portadores de hepatite C não apresentam uma causa aparente da contaminação. Outros 30% contaminaram-se pelo recebimento de transfusão de sangue ou derivados, antes de 1992, ano em que o teste obrigatório nos doadores de sangue foi regulamentado. 

A campanha do Hospital das Clínicas ocorre no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central, à  Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 - próxima a estação do Metrô Clínicas.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado