Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Frio reduz estoques de sangue até pela metade

Com  o início do período de frio, os estoques de sangue em São Paulo caem até pela metade, prejudicando o abastecimento de hospitais em todo o Estado. Para evitar que isso ocorra, a Secretaria inicia neste final de semana uma campanha permanente de doação de sangue no período anterior ao inverno e durante toda a estação fria.

Para participar, basta ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e se dirigir ao hemocentro mais próximo para efetuar a doação. O procedimento é seguro e pode ajudar a salvar vidas. Também é recomendável que o doador esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

Onde doar

Agora, basta um clique para saber onde doar sangue no Estado de São Paulo. Pelo Google Maps os internautas têm acesso ao endereço de todos os hemocentros da Secretaria de Estado da Saúde, para que a população tenha fácil acesso aos mapas e rotas para chegar aos postos de coleta.

Para acessar basta entrar no endereço http://migre.me/Bqwq. A iniciativa visa facilitar o acesso à informação e fazer dos internautas doadores de sangue. "O usuário da Internet é um público que normalmente está no perfil indicado para a doação de sangue. Esta ferramenta será valiosa para prestar um grande serviço àqueles que desejam ser doadores", afirma Frederico Carbone Filho, médico da Hemorrede Estadual.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado também pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde: http://portal.saude.sp.gov.br/content/doacao_sangue.mmp. O horário de funcionamento depende de cada unidade.

A Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria, possui quatro postos de coleta. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar. Funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado