Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde define pontos de distribuição de remédio para gripe A H1N1 em 2010

A Secretaria de Estado da Saúde definiu pontos estratégicos para distribuição ambulatorial do medicamento Oseltamivir em 2010 aos pacientes com diagnóstico de síndrome respiratória aguda grave e síndrome gripal associada a fatores de risco, como gravidez e doença crônica. A medida faz parte da estratégia de enfrentamento da pandemia de Influenza A H1N1 em todo o Estado.

Será necessário apresentar a receita em duas vias. Uma ficará retida e a outra deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento. O Oseltamivir teve sua classificação alterada pela Anvisa em dezembro do ano passado, passando a ser uma substância de controle especial. A receita terá validade de apenas cinco dias, expirando após esse prazo.

Os pacientes atendidos em unidades ambulatoriais, após encaminhamento para recebimento do medicamento, requerem obrigatoriamente avaliação e monitoramento clínico constante do seu médico assistente para adoção de outras medidas que possam ser necessárias para o tratamento. Havendo a necessidade de internação após o início do tratamento ambulatorial com o Oseltamivir, o médico assistente deverá encaminhar o paciente para o hospital informando as condições clínicas, as justificativas da indicação do tratamento com o Oseltamivir e tempo de utilização do mesmo.

Os locais para a retirada do medicamento para o tratamento ambulatorial também foram definidos. A Secretaria da Saúde disponibilizará a medicação em estabelecimentos estratégicos, ambulatoriais e hospitalares, definidos regionalmente. Os locais de dispensação do medicamento estão disponíveis para consulta em www.cve.saude.sp.gov.br.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado