Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde faz alerta sobre uso do paracetamol na prevenção da febre após a vacinação de crianças

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta para o uso do paracetamol como forma de prevenção de febre após a vacinação de crianças. A febre faz parte da resposta inflamatória habitual do organismo. Em geral, a febre que ocorre após a vacinação é autolimitada e sem conseqüências graves. 

O alerta está sendo dado baseado em estudo internacional onde ficou constatado que o uso profilático da medicação paracetamol pode interferir na resposta da vacina na criança.

A preocupação, para pais e profissionais de saúde, é que, em alguns casos, a febre pode causar convulsões. Por isso, tornou-se rotineiro em alguns locais o uso profilático do paracetamol ou de medicamentos antipiréticos.

“Estamos alertando para o uso indiscriminado da medicação como forma de prevenção em crianças saudáveis e sem histórico de convulsão. Já em crianças com histórico pessoal ou familiar de convulsão, ou crianças que apresentem febre superior a 39,5ºC, o uso da medicação é recomendado”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

O estudo foi realizado em 459 crianças saudáveis, com idade entre 9 e 16 semanas que foram separadas em dois grupos. O primeiro recebeu doses do paracetamol como prevenção. Já o segundo grupo não recebeu a medicação. O estudo confirma que a resposta positiva da vacina em crianças que não receberam a medicação é melhor
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado