Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Carnaval terá blitze da Lei Antifumo no Sambódromo e nos clubes

Durante todo o Carnaval, os fiscais da Lei Antifumo estarão mobilizados para garantir que a fumaça do cigarro não invada os ambientes fechados dos bailes de Carnaval e do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Serão cerca de 500 agentes da Vigilância Sanitária e do Procon realizando blitze em clubes da capital paulista e do interior.

As ações no Anhembi terão início no final da tarde de sexta-feira e seguirão pelas madrugadas de desfile. Nos clubes, a fiscalização será feita nos bailes noturnos e também nas matinês. As ações de fiscalização também irão ocorrer pelo interior paulista.

Nos primeiros seis meses de vigência da Lei Antifumo, foram realizadas mais de 219 mil ações de fiscalização por parte da Vigilância Sanitária e do Procon. Foram aplicadas 761 multas em todo o Estado. Como vem ocorrendo desde o princípio, o nível de cumprimento da lei segue superior a 99%.

"Nossa fiscalização estará presente no Sambódromo para garantir que, nas áreas fechadas, as pessoas não fumem. Também iremos percorrer clubes e bailes na capital paulista e no interior. O Carnaval é uma grande festa. Vamos aproveitar o feriado sem descuidar da saúde da população", afirma Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária do Estado.

A Lei Antifumo proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes e casas noturnas. A nova legislação alinhou São Paulo com a tendência internacional de combate aos males causados pelo tabagismo, principalmente em relação ao fumo passivo. E serviu de exemplo para diversos Estados e cidades do país, que vêm aprovando legislações semelhantes, por ambientes fechados de uso coletivo livres do tabaco. Quem quiser informar sobre o descumprimento da lei, pode fazer a denúncia por meio do telefone 0800 771 3541 ou pelo site http://www.leiantifumo.sp.gov.br.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado