Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Uso correto de maquiagem não enruga nem envelhece a pele

Base, blush, rímel e sombra são itens indispensáveis nas nécessaires femininas para alcançar um visual caprichado, bonito e elegante.

Base, blush, rímel e sombra são itens indispensáveis nas nécessaires femininas para alcançar um visual caprichado, bonito e elegante. De acordo com o dermatologista Luiz Carlos Cucé do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, não há problemas em utilizar esses produtos no dia a dia, desde que alguns cuidados básicos sejam tomados. “Para obter o efeito desejado, sem estragar a pele, é fundamental que a maquiagem seja aplicada junto com protetor solar e hidratante facial”, destaca.

O especialista afirma que a falta de hidratante é que resseca a cútis. “O cosmético puxa água da primeira camada que está em contato, daí a necessidade dos cremes”, alerta. Segundo ele, o ideal é aplicar o protetor solar de duas em duas horas. “Mas, se a mulher utilizar três vezes ao dia, já consegue um bom resultado, principalmente no horário das 12 às 14 horas, que é o pico da incidência de raios UVA e UVB”, aponta.

Para as mais “esquecidinhas”, a novidade são os produtos que contêm o fator de proteção já na fórmula. “Eles não têm a mesma eficácia que o creme separado, mas já ajudam bastante nos cuidados com a pele”, analisa o médico, lembrando que, nesse caso, é importante sempre retocar o make.

Outro cuidado indispensável para não estragar a pele é a limpeza facial diária, principalmente, depois do uso de cosméticos. “É estritamente proibido dormir de maquiagem, pois é nesse momento que a pele respira e se renova. Com o rosto pintado a pele fica oleosa, com cravos e cistos”.

O uso de produtos de boa qualidade, para não causar irritações ou alergias, é mais uma dica importante. “Esses problemas nunca aparecem no primeiro contato com a pele, mas sim com o uso continuo. Têm pessoas que levam anos para manifestar algum tipo de reação”, esclarece Luiz Carlos Cucé, informando que os melhores cosméticos são os hipoalergênicos, que têm menos (ou nenhuma) concentração de euzinato de sódio, o principal responsável pelas coceiras e problemas dermatológicos. Atenta a todas as dicas, a mulher poderá ficar tranqüila na frente do espelho não só numa noite de festa, mas por muitos anos de sua vida.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado